Alimentação e ecologia-Geral
- Norey Teodózio
- 25 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de nov. de 2020
Se diz ter alguma preocupação ecológica, convido-te a uma reflexão: o que faz concretamente e que contribui para o ambiente? Ou você é daquelas pessoas que pensam que ecologia é uma responsabilidade dos governos e das Organizações não Governamentais? Se já fez sua reflexão, então sugiro:

Faça sempre a sua parte, ainda que pense que os outros ,incluindo governo e ONGs não estão a fazer o que você acha necessário.
Aumente a cada dia a sua quota de contribuições acrescentando rotinas na sua vida doméstica que sejam contributivos para a preservação ambiental.
Há muito o que se pode fazer, mas vou começar pelo que acho principal: o desperdício.
Sempre achei que o desperdício é uma forma de incompetência: acontece porque não sabemos gerir quantidades e porque escolhemos sempre a opção fácil de descartar tudo o que nos parece inaproveitável sem sequer refletir ou explorar possibilidades.
Desperdiçamos comida quando fazemos mais do que conseguimos consumir. É preciso banir o mote: “antes sobrar do que faltar” porque isto é uma demonstração burguesa de poder económico que já não cabe nos dias atuais. Procure sempre fazer tudo “mesmo à continha”. Há sempre qualquer coisa na sua cozinha para “tapar aquele buraquinho” que ficou no seu estômago depois do almoço ou jantar.
Pense duas vezes antes de deitar fora cascas de frutas, de verduras ou restos de comida que ainda servem para o consumo, apenas porque você já errou na quantidade feita. A culinária atual fornece opções variadíssimas de aproveitamento de cascas e sementes que usualmente são descartadas na coinfecção de novos alimentos. Veja nossa seleção de sites que ensinam a aproveitar comida
Não desperdice água, senão seus filhos e netos vão chorar por ela. Há rios secando e a água do planeta está sendo contaminada a níveis inaceitáveis. Você pode ajudar, reaproveitando água na sua casa. Dá trabalho, mas dá também uma sensação de dever cumprido. Encare isto como mais uma questão de organização doméstica.Se quiser sugestões de como minimizar o desperdício de água, clique aqui. Não dificulte os trabalhos dos agentes públicos que tratam da água. Você paga por ela, mas não tem o direito de abusar. Por isso, o cuidado com o que escoa da sua casa para a rede pública.
Ao lado do desperdício há a questão das embalagens plásticas. Se não os puder evitar, reaproveite, recicle, mas, por favor, não deite para o lixo, especialmente se não separa o lixo apropriadamente. Há toneladas de plástico boiando sobre os oceanos e, pior, há uma imensa fauna aquática sendo dizimada por ingerirem o plástico que vai para os oceanos e rios. Pense sempre em Quanto lixo não bio degradável você gera para alimentar-se?
Se quer saber mais sobre o impacto dos plásticos nos oceanos, clique AQUI
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê
sua sugestão aqui
Bình luận