Água também é alimento:Não desperdice
- Norey Teodózio
- 14 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de mar. de 2021
A água é com certeza o bem mais precioso da humanidade. Viabiliza e regula a vida no planeta pela manutenção dos ecossistemas, pela conservação da biodiversidade, pela regulação do clima. Representa aproximadamente 60% do peso de um indivíduo adulto e até 80% de um bebé. Funciona como um solvente necessário à maioria das reações metabólicas do organismo e meio primordial de eliminação de toxinas. Você pode sobreviver entre 1 a 2 meses sem comer, até 11 dias sem dormir, mas pode morrer pela privação de água num prazo entre 3 a 7 dias.

Apesar de sabermos de tudo isto, os nossos maus hábitos conduziram-nos a um caminho que nos levará à exaustão das reservas de água potável caso não sejam alterados. O fato é que apesar de a água constituir 70% da superfície da terra menos que 3% é de água doce e desta fração apenas 1% está acessível ao consumo. O resto está congelada nas regiões polares ou em lençóis subterrâneos inacessíveis ao homem. Temos mesmo que economizar a que está disponível.
Na nossa jornada, poluímos nossas fontes de água potável, assoreamos rios que acabaram por secar, promovemos alterações climáticas a nós desfavoráveis, criamos uma urbanidade sem sustentabilidade, uma indústria que não respeita a Terra e desperdiçamos tanta água que no ano de 2015 a ONU declarou a escassez de água como uma ameaça global que já atinge diversos países e a perspetiva de extensão dos danos é catastrófica.
Não vale a pena "esconder a cabeça na areia" e fingir que o problema não é da connosco enquanto indivíduos. Se é verdade que são os serviços públicos os responsáveis por medidas mais amplas de utilização sustentável da água, de gestão eficiente dos recursos hídricos e da promoção da eficiência hídrica em diversas modalidades, também é verdade que cada um de nós deve se empenhar no sentido de contribuir para que o cenário da escassez dramática de água no planeta não se cumpra.
É quase inacreditável que enquanto um cidadão em África viva com entre dez a quinze litros de água por dia, nos meios urbanos do mundo ocidental a quantidade pode chegar a quase dois mil litros por pessoa. A depender de cada país, agricultura que temos gasta entre 70 a 80 por cento da água, a indústria consome entre 12 a 30 por cento e o consumo doméstico entre 8 a 12 %. Em Portugal, ao contrário da maioria dos países, o consumo doméstico representa mais do que a indústria.
Quando você desperdiça de água? Para encontrar a resposta tenha como base a equação que é utilizada para qualquer tipo de gestão de recursos:
Consumo = Uso + Perdas + Desperdício
Temos que usar a água de modo racional e consciente, evitando as perdas e devíamos nos proibir de cometer desperdícios.
Evitar perdas passa por diversas ações que incluem
a escolha para a nossa casa de dispositivos hidráulicos tais como torneiras, duches(chuveiros) e autoclismos(descargas) com selos de eficiência hídrica. Idem para máquinas de lavar roupa e louça;
a verificação por rotina dos fechos, tubagens e todos os tipos de
a adoção de formas económicas de regas de jardins e lavagem de pavimentos;
Reduzir o desperdício da água exige a alteração de hábitos de uso dos dispositivos e equipamentos que temos e que gastam água reduzindo ao máximo o tempo de escoamento da mesma. Depois do banho, a cozinha seja talvez o maior desperdiçador de água numa casa. Por esta razão exponho abaixo algumas medidas que pratico e recomendo:
Se faz pré-lavagem das vasilhas, não espere que a água da torneira aqueça: enquanto aquece, muita água é desperdiçada. Ferva água numa jarra térmica e passe a louça por água dentro de um alguidar(bacia) plástica, fazendo a recirculação da mesma entre os utensílios, sempre do mais limpo para o mais sujo;
aproveite a água da cozedura dos legumes para fazer sopas: além de economizar esta água, aumenta o valor nutricional da preparação
separe um copo de beber água para cada membro da família. Vai evitar lavagens desnecessárias.
Apare a água da lavagem da salada e aproveite para limpar o chão.
descongele seus alimentos de um dia para o outro no frigorífico: além de mais seguro, evita o uso de água
coza o que puder no micro-ondas: a quantidade de água necessária é muitíssimo menor. Este processo também evita a perda de nutrientes;
Tenha recipientes de dimensões diferentes, assim pode escolher aquele que de forma mais económica possa cumprir a função;
faça uso económico da sua
máquina de lavar louça, evitando a lavagem com pouca carga;
Não deite gordura na pia pois além de entupi-la obrigando a uso de mais água, vai sobrecarregar as vias de escoamento da rede pública; tenha um reservatório apropriado e descarte no contentor apropriado.
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui
Comments