A influência das bebidas na dieta alimentar
- Norey Teodózio
- 25 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2020
Em primeiro lugar, temos que fazer a distinção em dois grupos
· Bebidas alcoólicas, que são objeto de um post a parte e
· Bebidas não alcoólicas que são tratadas aqui.

As bebidas não alcoólicas são representadas pela água e pelas preparações a base de água, como chás, tisanas (1) e águas aromatizadas.
Neste grupo estão:
Água pura
Deveria ser sempre a primeira escolha para acompanhar as refeições. É saudável e não acrescenta calorias como as demais bebidas. Deve ser consumida preferencialmente à temperatura ambiente. Qual a importância da água na alimentação humana?
Bebidas não alcoólicas sem aditivos
Trata-se aqui, basicamente de preparações caseiras como chás, infusões e tisanas feitas a base de ervas frescas ou secas que podem ser de procedência doméstica ou de preparação profissional disponíveis em supermercados e lojas especializadas . Ervas do quintal são melhores que as do supermercado? São acompanhamentos excelentes pois em sua maioria tem propriedades funcionais. Devem ser consumidos a temperatura ambientes ou tépidos.
Bebidas não alcoólicas com adição de açúcar de valor calórico
Trata-se de bebidas sem gás, mas nas quais se adiciona açúcar em suas diversas formas (sacarose, frutose, poliálcoois), todas calóricas. Lembrar que 1 gr de açúcar fornece 4 kcal. Os poliálcoois estão presentes especialmente em bebidas industrializadas com os nomes de sórbitol, manitol, xilitol, principalmente. Estes compostos são tão calóricos como os outros açúcares. São produtos a evitar ou consumir com muita moderação. Quais são os principais açúcares de valor adoçante e suas fontes?
Bebidas não alcoólicas com adição de edulcorantes não calóricos
São bebidas caseiras ou industriais que são adoçadas com edulcorantes artificiais como o espartame, sacarina, ciclamato de sódio, stevia e o neotame. Confira algumas controvérsias sobre o uso de adoçantes artificiais
Bebidas não alcoólicas com adição de gás carbónico.
O gás carbónico nas bebidas é utilizado como conservante, anti oxidante e confere às bebidas a sensação borbulhante que é muito apreciada. Não tem valor calórico mas com muita frequência é utilizado em associação a altos teores de açúcar Bebidas gaseificadas têm pH alto e podem estragar os dentes. Podem também elevar a tensão arterial. Veja os efeitos do gás carbonico adicionado sobre a saúde.
Comments