top of page

Alimentação, saúde intestinal e imunidade

Já está suficientemente provado que a alimentação pode regular a microbiota e modular sua função de modo a que sua ação conjunta com os intestinos nos favoreça a saúde em muitos planos, incluindo o imunitário. Alimentação diversificada, rica em probióticos, antioxidantes e fibras solúveis impactam positivamente a sua simbiose com os intestinos.

ree

1. Combata o stress: Seu intestino está ligado aos seus níveis de estresse e ao seu estado de ânimo. Isto vai criar um círculo positivo no seu organismo pois tanto o estado emocional afeta o funcionamento dos intestinos quanto os intestinos produzem triptofano, essencial para a síntese de melatonina e serotonina que são, respetivamente, reguladores do sono e do humor.

2. Vigie a qualidade do seu sono e durma o suficiente para descansar seu corpo e seu cérebro. Cada pessoa necessita um determinado número de horas de descanso, mas há evidência de que menos de 6 horas contínuas pode prejudicar sua saúde em vários aspetos. É claro que para tudo há exceções.

3. Aumente sua taxa de atividade física: o sedentarismo é inimigo dos intestinos.

4. Ouça o seu corpo: se tem uma impressão negativa forte em relação a algum alimento é bem provável que não seja apenas “cisma” da sua parte e sim uma mensagem dos seus intestinos ao seu cérebro.

5. Ouça seus intestinos. As sensibilidades aos alimentos variam de um indivíduo para outro. Se suspeita que algum alimento lhe causa obstipação, elimine-o da sua dieta pois a evacuação regular é necessária à saúde intestinal.

6. Mantenha o ritmo de evacuação: é considerado normal defecar de 3 vezes ao dia até 3 vezes por semana. Menos ou mais do que isto já é considerado um problema de saúde intestinal;

7. Não utilize laxantes por conta própria nem abuse deles. Com o tempo, podem lhe causar transtornos intestinais, incluindo doenças inflamatórias e podem surtir efeito contrário por causa disto.

8. Respeite seus limites. Evite ou reduza o consumo de álcool, cafeína e alimentos excessivamente condimentados se tem alta sensibilidade a eles.

9. Fracione sua dieta: comer pequenas quantidades pelo menos 5 vezes ao dia facilita a digestão e o aproveitamento dos nutrientes;

10. Diversifique a dieta: por consequência irá também diversificar seus microbianos diferentes micróbios prosperam com diferentes alimentos e, por isso, a microbiana intestinal melhora com uma dieta diversificada

11. Reduza o sal na alimentação pois o seu excesso pode desencadear ou agravar doenças inflamatórias do intestino

12. Coma alimentos amigos dos seus intestinos. Para saber quais e porque clique aqui

Comments


©2018 by Nutrição a la carte. Proudly created with Wix.com

bottom of page