top of page

Alimentos funcionais-fontes de Resveratrol

Atualizado: 4 de nov. de 2020

O resveratrol é um fito nutriente da classe dos polifenóis, encontrado principalmente nas cascas e sementes de uvas escuras, na raiz de uma hortaliça chamada “azeda”. Em menores teores pode ser encontrado em groselhas, amoras, morangos, amendoins, nozes, avelãs e as amêndoas. Produtos feitos a base desses alimentos, tais como suco de uva e vinho tinto também contém resveratrol. Existe uma ampla oferta de suplementos alimentares de resveratrol puro ou combinado com outras substâncias.

ree

Ao resveratrol têm sido atribuídas diversas propriedades funcionais, sendo reconhecido como antioxidante, hépato-protetor, cardio-protetor, neuro-protetor, anti-inflamatório, redutor de colesterol LDL, preventivo de diabetes, auxiliar no emagrecimento.

  • No sistema cardiovascular, o resveratrol age relaxando os músculos dos vasos sanguíneos e, por consequência, melhora o fluxo de sangue; também inibe a formação de trombos e coágulos;

  • Pode agir como coadjuvante no tratamento de alguns cancros(cânceres) pois tem efeito inibidor na proliferação de várias células tumorais.

  • Seus efeitos no emagrecimento devem-se aos estímulos à libertação pelo organismo da hormona(hormônio) adiponectina, que favorece a perda de peso

  • Por suas propriedades antioxidantes o resveratrol tem efeitos positivos sobre doenças neurodegenerativas como Alzheimer o u demência pois ajuda a proteger as conexões entre os neurônios;

  • ·Tambem pelas propriedades antioxidantes é um potenciador do sistema imunológico, na preservação das fibras musculares, na proteção das células de modo geral, sendo considerado por isso um elemento retardador do processo de envelhecimento.

Comer uvas pretas, mastigando as cascas será a forma mais natural e aconselhada de aportar resveratrol ao organismo. Faça uma higienização criteriosa para reduzir os resíduos dos pesticidas. Se faz dieta de emagrecimento, considere consumir apenas a dose padrão (uma taça ou o equivalente a 13 uvas médias); Suco de uva também pode ser uma alternativa, mas com um valor calórico muito mais elevado; Vinho tinto será outra alternativa, com todas as precauções reservadas ao álcool.


Resveratrol na forma de suplementos deve ser feita apenas por profissional de saúde pois há controvérsias sobre as doses diárias recomendadas (podem variar de 8 a 250 mg diários) que devem ser ponderadas conforme o sexo, a idade e a condição geral de saúde da pessoa. Quando consumido através de suplementação, o resveratrol pode causar transtornos gastrointestinais. A forma de maior biodisponibilidade é a do trans-resveratrol, sua forma ativa.

Esta matéria foi útil para você?

  • Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)

  • Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui


1 Comment


luciareisrs
Nov 19, 2020

Muito interessante. Ensina de forma simples e entendível mesmo o que à partida parece difícil. Adorei

Like

©2018 by Nutrição a la carte. Proudly created with Wix.com

bottom of page