Castanha
- Norey Teodózio
- 2 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
A castanha(fruto do castanheiro) é o fruto do castanheiro e tem sua época de colheita em Portugal entre outubro e dezembro. É um alimento versátil, podendo ser consumida assada ou cozida, por si só, como lanche ou a acompanhar pratos salgados ou mesmo em preparações doces. Prepará-las para o consumo exige alguma prática mas encontram-se castanhas congeladas em alguns supermercados , bastante íntegras do ponto de vista nutricional.

Castanhas são sobretudo provedores de carboidratos complexos e, relativamente ao peso, se comparada a outras fontes de HCs não são muito calóricas pelo fato de terem muita água( 50% em cru, mais que isto se cozidas e menos que isto se assadas). No entanto, se faz dietas restritivas de hidratos de carbono não deve incluí-las no seu plano alimentar.
Os valores abaixo referem-se a 100 gr de castanha assada, aproximadamente 12 unidades.
Valor calórico Carboidratos Proteína Gordura 245 kcal 53,0 g 3,2 g 2,2 g
Dos hidratos de carbono contidos na castanha, 1,1 % são fibras solúveis, especialmente pectinas, tendo porisso propriedades funcionais (pre-bióticas). Estes teores representam aproximadamente 4% das necessidades diárias de fibras caso consiga comer as 12 unidades. Teoricamente este teor de fibras deveria resultar em facilitaçao do trânsito intestinal. No entanto, muitas pessoas se queixam de sensação de "barriga inchada" depois de comer castanhas. Isto se deve aos gases intestinais e não lhe tira as virtudes pré-bióticas.
Castanhas são, também, fornecedores apreciáveis de Vitamina C, B6 e B9(ácido fólico) e também de potássio, ferro e magnésio, sendo também uma boa fonte de polifenóis.
Gosto de comer castanhas assadas, especialmente nas ruas, pelas mãos dos assadores de castanhas pois esta é uma forma de manter esta tradição cultural tão interessante. Durante todo o ano, a valer-se de castanhas congeladas por si ou compradas, sugiro as seguintes preparações com castanhas:
Purê de castanhas: https://www.iguaria.com/prato-principal/acompanhamento/pure-de-castanhas/
Risoto de abóbora e castanhas com queijo de cabra https://saboreiaavida.nestle.pt/cozinhar/receita/risotto-de-abobora-e-castanhas-com-queijo-de-cabra#gs.kbwky6
Pudim de castanhas: https://www.alquimiadostachos.com/2019/11/pudim-de-castanhas.html
Bacalhau no forno com castanhas: https://ncultura.pt/bacalhau-no-forno-com-castanhas/
Polvo no forno com castanhas: https://pt.petitchef.com/receitas/prato-principal/polvo-no-forno-com-castanhas-fid-1427352
Curiosidades:
Em Portugal a festa de colheita a volta da produção de castanhas chama-se Magusto e é uma tradição centenária que se reproduz por todo o país nas festas de São Martinho. Neste evento, castanhas são assadas numa fogueira em local público com a participação da comunidade. Uma brindaceira típica do magusto é "farruscar" os amigos, o que significa, sujá-los com o pó negro do carvão remanescente das fogueira. Ninguém leva a mal.
No Brasil, o termo castanha refere-se a um género mais representado por sementes oleaginosas e esta castanha de que falamos é a chamada "castanha portuguesa". Em Portugal, castanha é um alimento com identidade própria e quando alguém diz castanha refere-se exclusivamente ao fruto do castanheiro.
Em Portugal castanheiro é uma espécie botânica, no Brasil é uma pessoa que faz extração de castanhas(castanha do Pará, por exemplo) e são muito mais comuns no norte do país.
Comments