Como reduzir o teor de gorduras em preparações doces
- Norey Teodózio
- 25 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2020
A primeira coisa a se ter em conta é fazer uma lista de todos os ingredientes que são fontes de gordura. Existem fontes bastante obvias numa receita doce, tal como a manteiga, as natas (creme de leite), mas existem outras nem tão óbvias, como por exemplo as pastas de oleaginosas

O primeiro impulso é reduzir pura e simplesmente as quantidades mas isto pode afetar drasticamente o sabor e alterar a consistência pretendida. Em alternativa, pode tentar substituir uma gordura por outra com algumas vantagens qualitativas.
Sabe-se que as gorduras saturadas são as vilãs (hoje há quem questione isto) e por isso convém buscar fontes de gorduras não saturadas.
Apure a sua seleção de qualidade, considerando os outros componentes da fonte de gordura em questão. Manteigas margarinas, óleos aportam sobretudo calorias vazias. Mas o leite, as oleaginosas e outras fontes de gordura podem aportar muitos outros nutrientes, em especial proteínas vitaminas e sais minerais.
Outra observação: há quem pense que margarina tem menos gordura que manteiga e que faz melhor que esta. Engano. Margarina é gordura TRANS que se acumula-se a volta dos órgãos fazendo aumentar a gordura visceral. Também há quem acredite em manteigas magras. Pode aproveitar o embalo e passar a acreditar em fadas e duendes.
Um pouco de reflexão pode ajudar: deve se perguntar por que está reduzindo o teor em gorduras. Se é por uma questão de saúde, siga em frente. Se é para reduzir o valor calórico, pense em fazer um balanço melhor com os hidratos de carbono, reduzindo um pouco de cada pois a gordura realça o sabor e confere uma consistência especifica a uma preparação e você pode estar a descaracterizar a sua receita original desnecessariamente. Para reduzir o teor de gordura de uma preparação, em algumas vezes você terá que realçar outro ingrediente para manter o sabor e isto nem sempre é vantajoso em termos de valor calórico.
Por último, faça-se a seguinte pergunta: qual é a probabilidade de esta preparação se parecer minimamente com a ideia original? Se for muito pequena, tente considerar outras receitas pois há tantas que não vale a pena o esforço face ao resultado pois você efetivamente vai acabar por desperdiçar o seu tempo e os ingredientes. Houve um tempo(na década de 70) que a gordura era considerada a vilã da alimentação. Hoje isto é objeto de controvérsias e os hidratos de carbono passaram a ser a vilã da vez. Por que hidratos de carbono em excesso prejudica a saúde?
Para saber os teores de gordura, sua característica e os nutrientes associados nas diversas fontes, clique aqui
Comments