top of page

Como reduzir o teor de Hidratos de Carbono em preparações doces

Atualizado: 27 de set. de 2020

Isto é que é um verdadeiro desafio a começar do facto de que açúcares são hidratos de carbono e estão presentes em quase todos os ingredientes das preparações doces.

Muita gente pensa que apenas o açúcar adicionado conta, mas o grupo dos açúcares(glúcidos) inclui também as farinhas utilizadas. Também não podemos ignorar que frutas também contém açúcar e, portanto, também contam quando fazemos a contabilização de todos os HCs de uma receita.

ree

A estratégia mais produtiva para reduzir açúcares em preparações doces na verdade é disciplinar o paladar para apreciar o sabor adocicado mais sutil. Este aprendizado é gradativo, mas dá resultado e vai ver que depois de algum tempo já não tolerará alimentos muito adocicados.

Depois de já ter o paladar disciplinado será capaz de utilizar o açúcar presente em alguns alimentos como por exemplo as frutas, as oleaginosas e leite para adoçar as preparações sem recorrer à adição de açúcar ou reduzi-la ao mínimo. Para isto o mais prático é primeiro desidratá-las (no micro-ondas por exemplo) para evitar que o teor de água altere a consistência das preparações. Caso tenha que acrescentar algum açúcar deixe por último. Pode também recorrer aos adoçantes artificiais se preferir, mas tenha em conta que alguns deles são sensíveis a temperaturas altas.


Repare que alguns alimentos como leite e frutas têm quantidade de açúcar considerável. Em média 12 gr por peça de fruta e aproximados 10 gr por dose de leite(200 ml). Depois de desidratadas as frutas concentram açúcar pois perdem água. Idem para o leite que, desnatado, também acentua o sabor adocicado.


Farinhas de cereais como trigo, centeio, cevada, aveia e milho são bastante comuns nas preparações doces e aumentam muito o teor total de hidratos de carbono. A farinha de trigo por exemplo tem aproximadamente 75 % de HC. Isto representa muito considerando que em receitas tais como pães, bolos e tortas são compostas maioritariamente de farinhas. Nestes casos os tubérculos como a batata doce que tem apenas aproximados 20% de HCs que podem ser utilizados para substituir parte das farinhas que seriam utilizadas. Algumas vezes aumentar ou acrescentar ovos na receita pode ajudar a reduzir a quantidade de farinha para cumprir a função de “dar liga” à mistura.

Algumas especiarias realçam o sabor adocicado e podem ser ótimos aliados quando se quer reduzir açúcares. Saiba quais aqui



Comments


©2018 by Nutrição a la carte. Proudly created with Wix.com

bottom of page