Como reduzir o teor de Hidratos de Carbono em preparações salgadas
- Norey Teodózio
- 25 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2020
Não é tão difícil como nas preparações doces porque aqui apenas eles estão mais presentes nas farinhas que entram na coinfecção de tartes, molhos e pães salgados. Também nestes casos os tubérculos podem ser úteis pois podem reduzir o valor calórico à metade ou menos, dependendo de que forma são usados: se são cozidos fazem uma redução drástica mas alteram a consistência da receita; se forem assados reduzem bastante menos mas fazem pouca alteração de consistência.

Se o produto desejado for "fôfo", como os bolos e pães, vai sempre precisar de uma quantidade maior de farinha para "fintar"; numa tarte salgada, pode até prescindir dela, utilizando ovos para "dar liga".
Confira sempre os teores antes de fazer a substituição pois alguns tubérculos como a mandioca por exemplo têm mais HCs que a própria farinha de trigo. Abaixo, seguem os valores de alguns dos prováveis substitutos entre os quais estão tubérculos e cereais cozidos.:
Abóbora cozida 24.5%
Beringela cozida 8%
Beterraba cozida 5%
Grão (de bico) cozido 45%
Lentilha cozida 38%
Batata cozida 12%
Milho cozido 21%
Cenoura cozida 0.8%
Arroz cozido 44%
Feijão cozido 43.3 %
Os ovos e o queijo são melhores aliados pois cumprem a função de “dar liga” sem acrescentar HCs. Mas o queijo tem a desvantagem de "descaracterizar" a receita, dependendo dos outros ingredientes, tendo um uso mais limitado.
A título de ilustração apresentamos algumas preparações salgadas, cujas receitas originais foram alteradas para reduzir os teores de hidratos de carbono. Confira em: Acompanhamentos salgadas low carb
Comments