Dietas associadas a uma condição física específica
- Norey Teodózio
- 25 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de dez. de 2020
Existe um grupo privilegiado de pessoas que, não tendo problemas de saúde e tendo um peso saudável podem adotar qualquer tipo de dieta saudável. Mas uma parte expressiva da população precisa de uma dieta que contemple seus problemas de saúde ou que estejam ligadas a uma condição temporária ou permanente que a enquadre num grupo que tem requerimentos especiais.
Algumas patologias, por exemplo requerem dietas específicas, como a Doença Celíaca, Diabetes, Insuficiência Renal Cronica, Gota, Gastrites e úlceras estomacais, gastroenterite, esteatose hepática (fígado gordo), hipercolesterolemia primária, híper e Hipo tireoidismo, Zona, diverticulites Para saber mais veja Dietas condicionadas por patologias

Existem situações transitórias que requerem dietas específicas como é o caso daquelas que visam a preparação para exames ou para uma cirurgia. Exames tais como pesquisa de gordura ou sangue em fezes, para colonoscopia, para cintilografia da tireoide, para controle de resíduos de medicamentos, são exemplos; cirurgias programadas tais como bariátricas, do coração, de intervenções em partes do aparelho digestivo requerem dietas específicas. Em ambos os casos, o seu médico será responsável por determinar a dieta que deve fazer.
Numa determinada condição não ligada à saúde você pode decidir perder muito peso rapidamente e dietas que se apropriam a esta situação são tão restritivas que apenas podem ser viabilizadas com ajuda profissional e dentro de um prazo bastante restrito para não prejudicar sua saúde. Atenção:
você pode prejudicar gravemente sua saúde se adotar uma dieta que o faça perder mais do que uma média de dez por cento do seu peso em um mês.
dietas severas devem ter prazo curto.
Se precisar de ajuda, clique AQUI
Você pode adotar uma dieta que contemple sintomas tais como diarreias, obstipação, flatulência, erupções cutâneas, desde que sejam pontuais e que não sejam recorrentes. caso de persistência ou de muitas ocorrências deve procurar um médico para investigação das causas e fazer um tratamento (medicamentoso ou não) direcionado à raiz do problema e não aos sintomas.
Em algumas doenças como a depressão, estados ansiolíticos, de stress ou de perturbação do sono, patologias do aparelho digestivo, entre outras, alguns tipos de anemia, entre outros, você pode incluir alimentos funcionais como coadjuvantes do seu tratamento. De igual modo, alguns tratamentos de doenças têm tal impacto no estado geral do indivíduo que requerem dietas específicas que visam “reparar” os efeitos colaterais das terapêuticas. É o caso por exemplo dos doente oncológicos ou de hemodiálise, com mal de Alzheimer. Algumas pessoas possuem um órgão que não funciona tão bem(fígado, vesícula, por exemplo) e devem fazer uma dieta mais restritiva para contemplar estas fragilidades.
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui
Comments