Dietas cetogénicas
- Norey Teodózio
- 5 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de mar. de 2021
Não se impressione com os nomes: low carb, Dieta zero carboidrato, dieta hiperproteica, Dieta Hipo glucídica; Dieta dos quatro passos…todas elas são dietas elaboradas sob o princípio da cetogénese. Sabe por que? Todas elas se baseiam no princípio de que a privação de hidratos de carbono por um período de aproximadamente 72 horas é capaz de levar o organismo a utilizar corpos cetónicos como fonte de energia.

Corpos cetónicos são normalmente gerados nos organismos em estado não alimentado(jejum) pela quebra de ácidos gordos e de aminoácidos. Isto acontece, por exemplo, quando você faz um intervalo muito grande entre refeições e é uma estratégia do organismo para manter a provisão energética necessária para as funções vitais. A privação de hidratos de carbono faz uma espécie de "mímica" do jejum.
O Dr. Robert Atkins foi pioneiro na utilização da dieta cetogénica e, nos anos 70. quando toda a comunidade científica demonizava a gordura; chocou o mundo preconizando uma dieta que não limitava as gorduras (mesmo as saturadas) e sim os hidratos de carbono numa época em que estes eram fontes eleitas de energia numa dieta saudável. Apesar do sucesso de sua dieta no emagrecimento, Atkins era uma voz única. abafada por um coro de cardiologistas que o execravam e durante os vinte anos seguintes a dieta Atkins foi esquecida.
No início dos anos 90, muitos especialistas da área da saúde começaram a dar razão ao Atkins, mas passaram a utilizar nomes novos para advogar contra os hidratos de carbono que galgaram ao posto de vilão número um das dietas alimentares, posto este ocupado antes pelas gorduras. Na verdade, a partir da idéia do Atkinson, algumas alterações foram feitas, entre elas:
a prioridade de utilização de gorduras mono e polinsaturadas
o realce no consumo de proteínas, especialmente na forma de substitutos de refeição na forma de tortilhas, sopas, batidos(shakes) de diversos sabores, barrinhas, entre outras apresentações.
a divisão da dieta em fases (ou passos), sendo:
a primeira chamada preparatória, na qual a exclusão dos hidratos de carbono deve ser total para favorecer o mecanismo da cetogénese;
uma fase na qual se pode fazer a ingestão de uma dose padrão, que geralmente é representada por uma peça de fruta (não todas)
uma ou mais fases chamadas de manutenção, na qual se faz um regresso controlada de hidratos de carbono e mantém-se as fontes de gordura como prioritárias na provisão de energia.
Ao contrário do que se pensa, numa situação de baixo aporte de hidratos de carbono, a prioridade no consumo das gorduras como fonte prioritária de energia não piora parâmetros de sangue utilizados para avaliação de risco cardiovascular, até podendo melhorá-los em muitos casos. A perda de peso é bastante mais rápida do que na maioria das dietas de emagrecimento e a composição corporal é positivamente afetada.
Então, tudo é perfeito? Claro que não: tudo tem um preço: Esta é uma dieta que tende a ser pobre em micronutrientes se a pessoa não faz uma alta ingestão de hortaliças uma vez que o consumo de frutas é limitado por serem elas provedoras de hidratos de carbono. Também acaba por ser uma dieta anti social pois está muito distante do padrão alimentar corrente. Existe também o potencial "efeito rebote": depois de passar algum tempo excluindo fontes alimentares apreciadas, as pessoas tendem a abandonar a dieta e adotar o padrão oposto como uma espécie de compensação, aumentando de peso. É preciso um regresso lento e orientado.
Por isso, do meu ponto de vista, dietas cetogénicas devem ser dietas de transição, levadas a efeito por um prazo limitado mas suficiente para cumprir um objetivo de perda de peso(sem miragens) para não suscitar no indivíduo a sensação de perda de qualidade de vida; a seguir a pessoa deve se conduzir a uma dieta variada mas com valor calórico controlado para manter o emagrecimento ainda que num ritmo mais lento.
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui
Comentários