top of page

Dietas com exclusão, restrição ou suplementação de gordura

Atualizado: 3 de dez. de 2020


A exclusão de gorduras de uma dieta apenas se deve fazer com acompanhamento de serviços de dietoterapia de hospitais. A gordura é necessária para o funcionamento correto do organismo. A gordura é necessária para a regulação térmica e necessária para produzir inúmeros produtos indispensáveis ao corpo humano, incluindo grande parte das hormonas. Estas dietas são de transição e de curta duração e normalmente estão associadas a tratar de uma ao tratamento de patologias graves ou de preparação para algum exame.

ree

Dietas de restrição de gorduras têm ampla aplicação, mas cuidado! A gordura não é uma vilã a não ser quando está presente em excesso. A OMS recomenda, para um indivíduo adulto saudável que a gordura represente aproximados 30% do Valor Calórico Total (VCT) de uma dieta. São recomendadas sobretudo:


  • Para pessoas que sofrem de dislipidemias (excesso de gordura no sangue) ou para doentes cardiovasculares ou ainda em outras patologias. Saber mais em

  • Para pessoas com excesso de peso que querem emagrecer e preferem não reduzir as quotas de hidratos de carbono.

Dietas com restrição de gorduras reduzem drasticamente ou eliminam as fontes de gorduras saturadas, mantendo, até o limite máximo de 30 % as fontes de gorduras mono e polinsaturadas. Recomendam o consumo abundante de legumes e hortaliças e os hidratos de carbono complexos figuram como a principal fonte de provisão de energia. Recomenda-se o consumo abundante de frutas para completar o valor calórico e também como fonte de micronutrientes. Satisfazem a este padrão as seguintes dietas, entre outras: Dieta mediterrânica; Dieta Dash; Dieta Mind; Dieta Paleo: Dieta Wahls; Dieta Neutropénica, todas elas brevemente descritas em Dietas que buscam saúde


Algumas vezes é preciso aumentar o teor de gordura de uma dieta para contemplar necessidades especiais. É o caso por exemplo de doentes queimados para os quais a demanda de energia pode até duplicar dependendo da extensão e gravidade da queimadura. Também podem ser aplicadas em casos de anorexia grave, quando o teor em hidratos de carbono não é suficiente para atingir os objetivos. Ambos os casos exige interveniência de profissionais de saúde e até mesmo de uma equipe multidisciplinar (médicos, dietistas, enfermeiros especializados). Na grande maioria das vezes apenas é possível em ambiente hospitalar e em alguns casos é viabilizada por via entérica ou parentérica quando a tolerância do doente não permite uma ingestão normal.


Esta matéria foi útil para você?

  • Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)

  • Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui

Comments


©2018 by Nutrição a la carte. Proudly created with Wix.com

bottom of page