Dietas com exclusão, restrição ou suplementação de gordura
- Norey Teodózio
- 25 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de dez. de 2020
A exclusão de gorduras de uma dieta apenas se deve fazer com acompanhamento de serviços de dietoterapia de hospitais. A gordura é necessária para o funcionamento correto do organismo. A gordura é necessária para a regulação térmica e necessária para produzir inúmeros produtos indispensáveis ao corpo humano, incluindo grande parte das hormonas. Estas dietas são de transição e de curta duração e normalmente estão associadas a tratar de uma ao tratamento de patologias graves ou de preparação para algum exame.

Dietas de restrição de gorduras têm ampla aplicação, mas cuidado! A gordura não é uma vilã a não ser quando está presente em excesso. A OMS recomenda, para um indivíduo adulto saudável que a gordura represente aproximados 30% do Valor Calórico Total (VCT) de uma dieta. São recomendadas sobretudo:
Para pessoas que sofrem de dislipidemias (excesso de gordura no sangue) ou para doentes cardiovasculares ou ainda em outras patologias. Saber mais em
Para pessoas com excesso de peso que querem emagrecer e preferem não reduzir as quotas de hidratos de carbono.
Dietas com restrição de gorduras reduzem drasticamente ou eliminam as fontes de gorduras saturadas, mantendo, até o limite máximo de 30 % as fontes de gorduras mono e polinsaturadas. Recomendam o consumo abundante de legumes e hortaliças e os hidratos de carbono complexos figuram como a principal fonte de provisão de energia. Recomenda-se o consumo abundante de frutas para completar o valor calórico e também como fonte de micronutrientes. Satisfazem a este padrão as seguintes dietas, entre outras: Dieta mediterrânica; Dieta Dash; Dieta Mind; Dieta Paleo: Dieta Wahls; Dieta Neutropénica, todas elas brevemente descritas em Dietas que buscam saúde
Algumas vezes é preciso aumentar o teor de gordura de uma dieta para contemplar necessidades especiais. É o caso por exemplo de doentes queimados para os quais a demanda de energia pode até duplicar dependendo da extensão e gravidade da queimadura. Também podem ser aplicadas em casos de anorexia grave, quando o teor em hidratos de carbono não é suficiente para atingir os objetivos. Ambos os casos exige interveniência de profissionais de saúde e até mesmo de uma equipe multidisciplinar (médicos, dietistas, enfermeiros especializados). Na grande maioria das vezes apenas é possível em ambiente hospitalar e em alguns casos é viabilizada por via entérica ou parentérica quando a tolerância do doente não permite uma ingestão normal.
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui
Comments