Dietas com exclusão, restrição ou suplementação de hidratos de carbono
- Norey Teodózio
- 25 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de dez. de 2020
Dietas com exclusão ou restrição de hidratos de carbono têm amplas aplicações. Baseiam-se no facto de que a privação da glicose (produto final da quebra dos HC), enseja a que o corpo produza corpos cetónicos como alternativa para provisão de energia.

Todos os tecidos do corpo, incluindo o cérebro são capazes de utilizar corpos cetónicos como fonte de energia. As dietas de restrição de HC ficaram mais conhecidas como Dietas de Proteína. Isto se deve apenas ao facto de que se tornou comum o consumo de batidos de proteínas. Na realidade, uma dieta feita por profissional responsável para um indivíduo que não seja um desportista de competição não contém muito mais proteína do que uma dieta corrente. Pode, sim, existir uma elevação considerável do teor de gorduras para cobrir as suas Necessidades Energéticas.
Este tipo de dieta tornou-se uma febre nos últimos anos, tendo aparecido centenas de variações. Pode encontrar dietas com exclusão ou redução de carboidratos com vários nomes, entre eles: Dieta Atkins, Dieta zero carbohidrato, dieta hiperproteica, Dieta hipoglucidica ; dieta low carb, dieta cetogénica, Dieta dos quatro passos..... Todas elas têm o seguinte em comum:
excluem por um determinado período todas as fontes de hidratos de carbono com o objetivo de exaurir as reservas de glicose e de glicogénio(hepático e muscular):
acrescentam, pequenas doses de hidratos de carbono.
O que varia entre elas é o tipo de composição das ementas e o prazo em que as fontes de hidratos de carbono são progressivamente acrescentadas à dieta.
Dietas com suplementação de hidratos de carbono podem ser recomendadas sobretudo:
Para quadros de anorexia ou em estados de convalescença quando não se quer ou pode fazer a suplementação com gorduras. Nesses casos, para não fazer muito volume nas refeições acrescenta-se doses de elevado valor calórico, na forma de xaropes , por exemplo. Se está abaixo do peso e precisa de ajuda para recuperar, clique aqui
Para indivíduos que, por questões religiosas ou de posições políticas fazem exclusão das fontes animais de proteínas, que são o grupo das carnes, ovos e peixe. Para este caso, recomenda-se privilegiar as fontes de Hidratos de carbono complexo, que é o caso dos cereais, leguminosas e de sementes oleaginosas, uma vez que apenas nestes pode-se encontrar algum teor de proteína que possa compor as Doses Diárias Recomendadas e, mesmo assim, a depender dos teores ingeridos podem ser insuficientes Pode saber mais pode consultar:
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui
Comments