Dietas com restrição ou suplementação de proteínas
- Norey Teodózio
- 25 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de dez. de 2020
Dietas com restrição de proteínas são mais utilizadas em quadros patológicos, como é o caso de doentes renais. Nestes casos, faz-se um controle rigoroso do percentual de proteínas por peso do doente, reduzindo dos habituais 0.8% do VCT recomendados para um indivíduo saudável para até 0.4%VCT, conforme seja a condição do doente. Este tipo de dieta deve ser de manejo dos serviços de dietoterapia da instituição de saúde que trata o doente. No caso de não estar sendo tratado e tiver alguma patologia renal, peça ajuda ao seu médico ou nutricionista.

Dietas de realce ao consumo de proteínas são um recurso precioso em alguns quadros clínicos, quando é necessário intensificar a regeneração de tecidos.
Se você faz treinos físicos de alta intensidade, pode ter necessidades extras de proteínas. Mas CUIDADO! o aporte extra deve ser estritamente balanceado com a sua condição geral de saúde e com o tipo, intensidade e frequência do treino que faz. Se precisar de ajuda profissional para uma dieta desportiva , clique aqui.
Também se pode recorrer ao aumento ligeiro do consumo de proteínas no contexto das dietas de restrição de Hidratos de carbono, para complementar a provisão de energia. Toda a cautela é necessária para não prejudicar sua saúde pois o metabolismo das proteínas geram produtos tóxicos e seus consumo deve ser balanceado.
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui
Comentarios