Dietas de emagrecimento: como escolher
- Norey Teodózio
- 8 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Em princípio, qualquer dieta serve para emagrecer desde que satisfaça a uma única condição: aportar um número de calorias que fique abaixo do seu consumo energético.
Quando se diz que uma dieta é de emagrecimento
significa que ela foi concebida para preencher os requerimentos nutricionais de um adulto médio, favorecendo a perda de peso, desde que as quantidades sejam ajustadas necessidades energéticas do indivíduo.

Para escolher a dieta de emagrecimento apropriada, é preciso:
Saber qual é o seu pedo de referência. Para tanto, deve calcular o seu IMC e ver a que distância está da faixa de peso saudável(IMC maior que 18,5 e menor que 24,9). Se você já tem um perfil de obesidade. e o prazo em que se quer obtê-lo.
Estabeleça seus objetivos de forma realista e não acredite em milagres. Se você tem 80 kg de peso, ainda que faça muitas restrições não vai emagrecer 7 quilos numa semana como apregoam algumas dietas. Se tiver 200 quilos, já se pode fazer contas; De qualquer forma, não se aconselha a ninguém perder m
ais do que 10% do seu peso em um mês.A seguir e desde que o objetivo seja exequível.
Reflita. Se tem o peso próximo do saudável, não vale a pena fazer sacrifícios extremos. Pode emagrecer suavemente, com dietas tais como a Mediterrânica, Dash, Paleo, entre outras. Se tem muito peso a perder, será o caso de adotar uma dieta mais restritiva, com os limites de tempo aconselhados pelo profissional que lhe segue
Estabeleça suas metas: meta é um objetivo com prazo. Metas devem ser exequíveis. pelo que não pode estabelecer miragens em vez delas.
fazer um exame criterioso das suas preferências ou restrições alimentares para que a dieta seja sustentável: Se alguém não pode passar sem o pãozinho de cada dia não pode fazer uma dieta de exclusão de hidratos
de carbono; Pessoas que têm gostam muito de coisas gordas(queijos, carnes, etc) não vão levar adiante uma dieta de emagrecimento a base de alimentos "magros".
em seguida, escolher um grupo de exclusão pois não há dieta de emagrecimento sem sacrifício. Um erro que muita gente faz é misturas duas dietas a pensar que vai obter os resultados de uma e de outra. As dietas são elaboradas com um princípio. Misturar dois conceitos não vai resultar em nada.
Saiba quando parar: se uma dieta é muito restritiva ela apenas pode ser feita durante um tempo limitado. Um profissional da área de Nutrição pode ajudá-lo a concretizar seus objetivos sem por em risco sua saúde. Se escolheu algo mais à moda do que costuma chamar de "reeducação alimentar", pode se manter nela até conseguir cumprir suas metas.
Comments