Gorduras saturadas, monoinsaturadas e polinsaturadas
- Norey Teodózio
- 25 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2020
Uma gordura é um composto químico formado por três ácidos gordos e uma molécula de glicerol e suas propriedades bioquímicas são definidas principalmente pelo número de átomos de carbono e hidrogénio e a forma como estão ligados entre si. Cada átomo de carbono liga-se a dois de hidrogénio e diz-se que a gordura é saturada quando não há carbonos livres, ou seja, todas as moléculas estão ligadas a hidrogénios. Quando há átomos de carbono livres estes podem se ligar entre si e diz-se que a gordura é mono saturada quando á uma ligação dupla entre dois carbonos e polinsaturadas quando há ligações dessas entre mais de um carbono.

Este preâmbulo é útil apenas para a compreensão da sua formação, mas no dia a dia, podemos distinguir dois grupos (saturado/não, saturado pela sua consistência. Gorduras saturadas são sólidas à temperatura ambiente: carnes gordurosas, leite integral e derivados, são exemplos. As não saturadas têm a consistência mais para o líquido, sendo que as monoinsaturadas (azeite de oliva, óleo de canola, abacate e oleaginosas) são mais viscosas que as polinsaturadas (óleos de soja, linhaça, peixes de água fria). Nenhuma fonte alimentar tem cem por cento de qualquer dos tipos; considera-se a predominância de uma ou de outra.
Gorduras insaturadas são consideradas mais saudáveis porque elevam os níveis de HDL (bom colesterol) e algumas até combatem o LDL (mau colesterol) sendo consideradas cardio-protetoras. Ao contrário, alguns estudos comprovam uma correlação positiva entre o seu consumo e o desenvolvimento de diversas doenças. Estas gorduras ocuparam o posto de maior vilã da saúde até o aparecimento das gorduras TRANS, produzidas pela indústria alimentar pelo processo de hidrogenação parcial ou total de óleos vegetais ou marinhos. Estas gorduras são encontParradas em sorvetes(gelados), biscoitos recheados, bolos de origem industrial entre outros e neste momento são consideradas ainda mais prejudiciais que as próprias gorduras saturadas. Para saber mais:
Comments