Gravidez: Quanto peso posso ganhar?
- Norey Teodózio
- 3 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
Começo por esclarecer que este post é meramente informativo e não deve em hipótese alguma substituir a orientação do seu médico.
A expectativa de ganho de peso na gravidez tanto contempla as necessidades de evolução saudável do feto quanto à manutenção da saúde da grávida. Em tempos era normal uma grávida aumentar muito de peso mas o acompanhamento pré natal nos dias de hoje tenta evitar que se ultrapasse o peso desejável. De forma alguma engordar pouco na gravidez compromete a saúde do bebé, a menos que este "pouco" cause carências. Se você já está acima do peso quando engravida o ideal será engordar menos para que este excesso de peso não seja mais um agente complicador do parto. Mas também não é o caso de se atirar a dietas da moda na expectativa de "correr atrás do prejuízo" justo no período de gravidez e com isso por em risco a sua saúde a do seu filho.
Apenas como referência, apresento o que me parece ser a recomendação atual e que se baseia no IMC-Índice de Massa Corporal da mulher ao engravidar. Quanto maior o IMC menos peso deve ganhar pois dispõe de reservas suficientes para o aleitamento.
IMC menor do que 18,5: ganho ideal é de 13 a 18 kg;
IMC entre 18,5 e 25: ganho ideal é de 11,5 a 16 kg;
IMC entre 25 e 30: ganho ideal é de 7 a 11,5 kg;
IMC acima de 30: ganho ideal é de 5 a 9 kg.
Comments