top of page

Influência do álcool na dieta

Atualizado: 27 de set. de 2020

O consumo de álcool pela humanidade é uma tradição milenar. Há indícios de que o vinho de arroz é consumido na China há mais de 9000 anos, ou seja, é provável que o álcool exista desde os primórdios da atividade agrícola. É uma substância psicoativa, mas aqui apenas vamos nos concentrar em sua ação no nosso metabolismo.

ree

Cada grama de álcool aporta 7kcal . Sabe quais são os teores de álcool nas diversas bebidas?

Apesar de não ser um nutriente, no organismo o álcool é tratado como tal e o seu metabolismo é uma prioridade pois etanol é uma espécie de veneno do qual o fígado tem que se livrar o mais depressa possível. Até ser eliminado na forma de acetato, o etanol passa por uma reação em que quatro enzimas são intervenientes. Idade, estrutura física, estado de saúde e vulnerabilidade genética são alguns dos fatores que influenciam o metabolismo do álcool. O ÁLCOOL ANTES DOS 18 ANOS PODE PREDUDICA GRAVEMENTE O CEREBRO DOS JOVENS.


No entanto, bebidas fermentadas como o vinho, carregam as propriedades das matérias primas utilizadas na sua produção. O Vinho de uvas por exemplo tem sido apregoado como antioxidante, como indutor do bom colesterol, como agente de melhoria da circulação, anti-inflamatório, entre outras, em função da presença dos polifenóis de uva e do resveratrol.

Deve desenvolver o seu senso crítico quando ler notícias que realçam grandes propriedades em bebidas alcoólicas. Há diversas fontes alimentares com tanto ou mais virtudes e sem os efeitos nocivos do álcool. Considere que grande parte da apologia que se faz sobre as propriedades são matérias patrocinadas pelos fabricantes e suas associações. Confira a procedência da informação antes de acreditar nela.


Para quem faz dieta o álcool sem dúvida é um elemento que, se não destrói, limita bastante os resultados do seu esforço para emagrecer. Agrava o peso especialmente se é consumido junto com hidratos de carbono de absorção rápida. Se estiver mesmo disposto a consumi-lo, pelo menos faça-o acompanhar com fontes de proteína ou gordura.

s

Comments


©2018 by Nutrição a la carte. Proudly created with Wix.com

bottom of page