top of page

Jejum intermitente

O Jejum é uma prática milenar e referenciada especialmente como prática religiosa de purificação em quase todas as religiões do mundo. O jejum foi utilizado também no princípio do século por Conker para curar crianças com epilepsia e inspiraram um filme chamado "First do, no harm" que conta a história de uma família e seu sofrimentos com os ataques epiléticos do filho pequeno mas que culminaram com sua cura com a dieta cetogénica. Há quem advogue que o jejum controlado por profissional competente para tal, possa ter efeitos positivos em algumas doenças degenerativas, cardiovasculares e até diabetes. Não conheço nenhuma obra de referência sobre isto.

ree

Desde 2013, a prática do jejum foi tomada como método de emagrecimento, podendo ser praticada entre 10 e 24 horas, em todos os dias ou em alguns dias por semana, de acordo com a orientação. A ideia central e criar intervalos de estado não alimentado nos quais se pode beber líquidos sem valor calórico com estados alimentados, com conteúdos controlados.


Se quer fazer jejum por convicções religiosas, não discuto: é uma questão de fôro íntimo; Se quer fazer jejum por motivos de saúde, também não discuto: isto é um assunto para tratar primeiro com o seu médico. Mas posso ajudar. Se precisar da minha ajuda para isto clique aqui.

Se quer fazer jejum para emagrecer, aí sim, podemos ir adiante na discussão.



Conheço, através de depoimentos de pessoas conhecidas, que a dieta realmente faz perder peso, mas questiono suas prováveis consequências, especialmente porque existem alternativas viáveis que podem trazer resultados semelhantes sem os prováveis danos que, na minha perspetiva podem ser:

  1. perversão da função do hipotálamo como regulador da fome: Sabe-se que a ausência continuada de alimento pode levar a uma estratégia de economia de energia. como o hipotálamo secreta fatores para a Tireoide e esta regula o metabolismo, a fome pode gerar um mau funcionamento do sistem


a endócrino no geral. Lembrar que a Tireoide também influencia o funcionamento de outras glândulas.

  1. Dietas drásticas levam a recuperação rápida do peso. Isto não é uma característica apenas do Jejum intermitente mas de outras dietas. Deve se perguntar sempre: quero o resultado prá já ou prefiro algo mais sustentável ao longo do tempo? As razões são suas e eu também não as discuto. Você pode, por exemplo precisar perder muitos quilos em pouco tempo para de qualificar para uma cirurgia. Esta, para mim, é uma razão válida!

  2. Alteração negativa da composição corporal: Infelizmente, por herança ancestral, o organismo humano está preparado p


ara economizar gordura a qualquer preço. E o preço normalmente são as fibras musculares que são as primeiras a serem gastas para gerar energia quando falta provisão desta. Pergunte-se se precisa pagar este preço!

No que diz respeito ao emagrecimento, tudo, mesmo quando vem de gente qualificada, são apenas "pontos de vista". Até o presente não existem estudos que comprovem que, ainda sendo eficaz no emagrecimento, que tipo de alterações físicas e fisiológicas podem surgir como consequência desta prática.




Comments


©2018 by Nutrição a la carte. Proudly created with Wix.com

bottom of page