top of page

Má digestão: o poder das enzimas

Muitas pessoas queixam-se de mal estar após comer certos alimentos. Existem inúmeras causas para má digestão. Se ocorre em todas as refeições de forma sistemática, vá ao médico.


Se no seu quadro de mal estar inclui o refluxo(sensação de acidez no esôfago e de que o alimento está "a subir", vá ao médico na mesma. A Bactéria H.Pylori costuma produzir estes efeitos e você precisará provavelmente de um tratamento mas isto será uma decisão do seu médico. Se sente dor e ardor no estômago, também deve procurar o médico pois gastrites crónicas e úlceras gástricas produzem estes sintomas.


Mas se a ocorrência é específica para alguns alimentos e se traduz apenas por uma sensação de peso ou retardamento do processo digestiva, pode não ter nada a ver com alguma doença e sim com uma condição sua relativamente às suas enzimas digestivas. A menos que você esteja a tomar algum medicamento que faça inibição de enzimas esta condição é provavelmente genética.


A digestão é um processo mecânico(movimentos peristálticos de órgãos do trato digestivo) e químico(resultante da ação enzimática. Enzimas são moléculas com propriedades catalíticas, ou seja, são capazes de "quebrar" outras moléculas para que o produto desta "quebra" possa ser assimilado pelo organismo.

ree

Cada enzima tem uma especialidade: proteases quebram proteínas em aminoácidos, amilases quebram açúcares complexos em açúcares simples, lipases quebram gorduras reduzindo-as a

ácidos gordos e glicerol.


Com base nesta informação e na observação que faz sobre o comportamento da sua digestão, você pode supor, com grande probabilidade de acerto que tipo de enzimas você tem em falta. Embora hajam no mercado concentrados de enzimas digestivas não tem necessariamente que tomá-las a menos que tenha uma deficiência enzimática grave.

Existem várias fontes alimentares de enzimas digestivas, o que quer dizer que basta combina-las com o alimento cuja digestão é difícil para você e terá o seu problema minimizado ou resolvido. Vou dar um exemplo: o abacaxi tem uma substancia chamada bromelina que age como uma protease. Se tem dificuldade de digerir fontes de proteínas como a carne, juntar o abacaxi à sua refeição pode ajudar. Abacate, banana, gengibre, kiwi, Kefir, mamão(papaia), manga, mel, própolis são outros exemplos.


Se depois de adotar esta medida os sintomas persistirem, consulte o seu médico.





 
 
 

Comments


©2018 by Nutrição a la carte. Proudly created with Wix.com

bottom of page