Nutrição e Saúde: aspetos gerais
- Norey Teodózio
- 25 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2020
Antes de ir adiante vamos recordar que é cada vez mais prevalente a ideia de que saúde é muito mais do que ausência de doenças. E em relação especificamente à Nutrição, também é facto que estar alimentado não quer absolutamente dizer que está bem nutrido. Também é verdade que condição financeira melhor nem sempre garante boa nutrição.

Hoje em dia os serviços de saúde trabalham em dois sentidos: o da prevenção com a interveniência dos cuidados primários e o da cura, através da assistência ao doente em hospitais e UPSs (unidades privadas de saúde). Os serviços de Nutrição encaixam-se em ambas as vertentes, seja nas consultas que são oferecidas nos Centros de Saúde ou dos serviços de dietoterapia presentes nos hospitais.
A boa alimentação não deve apenas ter como objetivo fornecer os nutrientes necessários, mas, também oferecer a proteção à saúde de modo geral.
Ainda que você não esteja doente, há objetivos específicos que podem condicionar a sua alimentação. Por exemplo, se está com sobrepeso e quer emagrecer, a depender da dieta que escolher, pode ter que reduzir (temporariamente e por exceção) o consumo de frutas embora estas sejam alimentos indispensáveis a uma dieta saudável.
Muitas vezes a saúde condiciona a alimentação e, embora sendo saudáveis, alguns alimentos são contraindicados durante o curso de alguma patologia; outros interagem com a medicação em uso do doente(ver interação entre alimentos e fármacos) e, ainda, há outros que são especialmente indicados para coadjuvar com as terapêuticas aconselhadas para o quadro.
Vou dar um exemplo: Se você tem um quadro de anemia, deve evitar acrescentar lácteos às refeições onde ingeriu fontes de ferro porque o cálcio presente nos derivados de leite vai competir com o ferro, reduzindo a sua fixação no organismo. Em compensação, dentro do mesmo quadro, pode auxiliar a cura da anemia acrescentando vegetais verde escuros e algumas leguminosas como o grão à sua dieta.
Ainda que você não esteja doente, há objetivos específicos que podem condicionar a sua alimentação. Se está com sobrepeso e quer emagrecer, a depender da dieta que escolher, pode ter que reduzir (temporariamente e por exceção) o consumo de frutas embora estas sejam alimentos indispensáveis a uma dieta saudável.
Se tem alguma doença e pretende saber qual é a dieta mais adequada para você veja: Dietas condicionadas por doenças.
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui
Comments