top of page

Nutrição na terceira idade: aspectos gerais

Atualizado: 4 de out. de 2020

Antes de seguir adiante na leitura deste post convido-te a ler um pouco sobre envelhecimento.

Começo por voltar a dizer que uma boa nutrição é indispensável na manutenção da saúde em idade senil, seja no controle do peso, da tensão arterial, da saúde cardiovascular , no favorecimento do bom funcionamento do corpo de modo geral, seja na prevenção de doenças degenerativas, metabólicas, do sistema músculo esquelético, entre outras.


ree

Com a idade, nossos requerimentos nutricionais se alteram, entre outras razões porque:

  1. nosso metabolismo decresce e necessitamos de menos energia e isto determina a necessidade de adaptar a ingestão calórica a esta nova condição.

  2. alterações fisiológicas que dificultam a digestão e a absorção determinam a que de adapte a alimentação no sentido de facilitar a mastigação, deglutição e a perceção dos sabores e compense a acloridria e o decréscimo da ação enzimática necessária à digestão apropriada;


É preciso, principalmente:


  1. alterar práticas culinárias que contemplem a perda do olfato e paladar

  2. alterar a consistência das refeições para facilitar a deglutição

  3. adotar medidas para lidar com a acloridria

  4. combinar alimentos de forma a incrementar a ação enzimática

Torna-se necessário um aporte extra de micronutrientes com capacidade anti oxidante para compensar a intensificação do envelhecimento celular; reduzir tendência à osteoporose pela inclusão de fontes alimentares de cálcio em quantidade suficiente ; fontes se sais minerais e vitaminas que possam retardar a natural deterioração neuro cognitiva e decréscimo da eficiência hormonal e imunitária próprios do envelhecimento.





Commentaires


©2018 by Nutrição a la carte. Proudly created with Wix.com

bottom of page