top of page

Riscos associados ao consumo de alimentos

Atualizado: 27 de set. de 2020

Os alimentos não são apenas fontes de nutrientes, mas contém, também diversos agentes que podem causar doenças. O que fazer se precisamos comer? Tentar minimizar os riscos que estiverem ao nosso alcance e isto quer dizer basicamente ESCOLHER O QUE COMER pelo menor risco pois não há nada – nem mesmo a água – que seja cem por cento seguro.


No entanto, não é preciso ficarmos preocupados em demasia com o assunto, primeiro porque não adianta e segundo porque ainda bem, hoje existem órgãos e instituições que tratam disto para nós, ao nível mundial e nacional. É preciso sobretudo confiar nas instituições e não se deixar influenciar por matérias alarmistas tais como “o leite é um veneno”, “não coma mais tomates”, entre outras.

ree

Informar-se é a melhor solução e, sobretudo, informar-se através de fontes credíveis e que são basicamente as organizações nacionais e internacionais que tratam da saúde publica no especto das condições sanitárias e, mais especificamente ainda, no que dizem sobre a alimentação. Deixe para elas a tarefa de legislar e fiscalizar as ações dos produtores de alimentos e tome para si a tarefa de, ao nível doméstico cuidar para não contaminar alimentos depois que eles chegam à sua casa. Veja Como reduzir os riscos de contaminação na sua cozinha.

Aos alimentos estão associados a dois grandes grupos: riscos químicos, riscos biológicos. Nos riscos químicos estão associadas as contaminações por aditivos e aos que são provenientes do ambiente, não apenas o ambiente que é fonte do alimento, mas, também o ambiente ligado aos locais de processamento e armazenamento dos mesmos. Nos riscos biológicos estão incluídas todas as más práticas de manipulação e conservação dos alimentos e que se traduzem na concentração de fungos, bactérias, virus, protozoários, vermes e outros agentes em níveis não tolerados pelo ser humano. Veja também:

Riscos biológicos associados ao consumo de alimentos

Riscos químicos associados ao consumo de alimentos

Muitos alimentos, em si próprios, trazem naturalmente uma cara tóxica ao lado de seu conteúdo em nutrientes. É o caso por exemplo dos fitatos, presentes em alguns cereais. Para saber mais veja Riscos associados à condição do próprio alimento


Comentários


©2018 by Nutrição a la carte. Proudly created with Wix.com

bottom of page