Segurança alimentar doméstica
- Norey Teodózio
- 25 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2020
Este termo ganhou grande notoriedade no século XX, muito mais associado à atividade industrial de produção de alimentos e comercial, dizendo respeito ao funcionamento de cozinhas tanto de restaurantes, como de instituições ou mesmo de cafés e bares.

Mas na verdade é um termo genérico que abrange também o foro doméstico, à nossa cozinha. Muitas pessoas acham que basta ir ao supermercado e comprar aquilo que se recomenda para uma boa alimentação e se esquece de que a forma de coinfecção e sobretudo de armazenamento(em temperatura ambiente, refrigeradores ou congeladores) podem simplesmente destruir as potencialidades de um alimento ou causar danos à saúde.
Neste sentido, a microbiologia dos alimentos fornece informações preciosas e responde a perguntas tais como:
A segurança alimentar, ao nível doméstico não diz respeito apenas ao alimento em si, mas, também aos equipamentos e objetos da cozinha necessários ao processamento dos alimentos, incluindo tecidos, como, por exemplo os panos de prato. Neste aspeto, a microbiologia e também a bioquímica nos dá respostas tais como:
· Que devo fazer para evitar a contaminação cruzada dentro da minha cozinha ou dentro do meu frigorífico?
São questões relevantes e que a pressa aliada a algum desconhecimento nos faz por em risco a nossa saúde e a saúde da família.
Comments