Substitutos de refeição: como usar
- Norey Teodózio
- 6 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Substitutos de refeição são preparações industriais com teores expressivos de proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais. A ideia é prover macro e micronutrientes equivalentes a uma refeição normal mas com um valor calórico bem abaixo da mesma.

As proteínas são obtidas por desidratação e concentração de alguma fonte alimentar, sendo as principais albumina e proteína de soja. As gorduras presentes são por regra mono e polinsaturadas.
Substitutos são usados normalmente em dietas de emagrecimento mas este uso apenas faz sentido dentro de um plano alimentar completo no qual todo o resto das refeições são também balanceadas na perspectiva da perda de peso. Sugiro que procure ajuda profissional para isto.
Vai encontrar substitutos que tentam se aproximar de algumas formas usuais de almoços e jantares tais como tortilhas(base albumina), sopas(base de soja), batidos(shakes), barrinhas com sabores populares tais como chocolate, baunilha e morango, suflés, mousses, entre outros.
Se vai substituir almoço e jantar e costuma ter muito apetite, o melhor será juntar ao substituto um acompanhamento de baixas calorias como legumes cozidos ou salada. Pode, por exemplo, combinar tortilhas com saladas e acrescentar legumes pré cozidos às sopas. Os substitutos de lanches normalmente são suficientes e as barrinhas de cereais são as mais populares pela facilidade de transporte e consumo em qualquer lugar.
Do meu ponto de vista não se deve substituir todas as refeições. Por mais promissor que isto pareça em termos de perda de peso, você provavelmente irá ganhar os quilos que perdeu quando voltar a comer normalmente. O melhor é fazer um plano no qual você pode incluir os substitutos progressivamente e retira-los no mesmo ritmo.
Se quer resultados no uso dos substitutos de refeição deve observar os rótulos pois à conta do sucesso obtido por esses produtos, muitas vezes você pode se confundir com a sua aplicação. Exemplo: barrinhas e shakes que servem para usar em contexto de treinos podem não ser apropriados para o emagrecimento. Não é por que uma barrinha é de cereais que ela emagrece ou que seja apropriada à dieta de emagrecimento que escolheu. Repare sempre na quantidade de hidratos de carbono, presentes e o valor calórico total.
Para ter a certeza de que o total de calorias presentes nos substitutos realmente lhe trará alguma vantagem , considere que, numa dieta em que se considera um valor calórico total de 1500 kcal espera-se que a distribuição aproximada seja:
150 kcal para o pequeno almoço e mais dois lanches diários, no total de 450 kcal
550 kcal para o almoço e
500 kcal para o jantar.
Comments