Suplementos alimentares-Visão geral
- Norey Teodózio
- 14 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de nov. de 2020
Entende-se por suplemento alimentar um produto que se associa a uma dieta de um indivíduo na perspetiva de suprir a carência de um ou mais nutrientes do seu organismo. Numa situação de normalidade, a alimentação diária equilibrada pode nos suprir de todas as nossas necessidades. Mas diversos fatores podem contrariar esta situação: inabilidade em produzir ou fixar estes componentes; ocorrência de doenças, gravidez, idade ou mesmo hábitos regulares de exercício físico intenso podem determinar a necessidade de suplementação dietética.

Tanto macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) quanto
micronutrientes (vitaminas e sais minerais), além das fibras alimentares podem ser usados como suplementos alimentares, em separado ou associados uns aos outros. Muitas vezes, esses produtos aparecem identificados por um subgrupo de um ou de outro conjunto: por exemplo, proteínas podem aparecer sob a forma de seus componentes que são os aminoácidos; gorduras podem aparecer por algum subtipo como Ácidos Gordos Ômega 3, 6 ou 9.
É importante ressaltar que suplemento alimentar não substitui refeições, servem para complementá-las. Para esta finalidade existe outra categoria de produtos que se chamam substitutos de refeição.
Todos os grupos etários podem eventualmente necessitar de suplementação.
· Crianças podem necessitar de suplementação quando não se alimentam de forma adequada ou insuficiente:
· Mulheres grávidas ou que desejam engravidar podem necessitar de suplementação especialmente de ácido fólico;
· Mulheres na menopausa muitas vezes necessitam de suplementos não apenas para ajudá-las a superar os “afrontamentos”, mas, também, para minimizar as consequências dos decréscimos nos estrogénios ou prevenir a osteoporose com suplementação de vitamina D e cálcio.
· Idosos também podem necessitar de suplementos proteicos em situações de sarcolema; vitamínicos em casos de uma carência nutricional simples ou em situações de demência, déficits cognitivos entre outros;
· Adultos que se propõem a perder peso podem necessitar de suplementos.
· Vegetarianos estritos devem ser suplementados com Vitamina B12, uma vez que estas são maioritariamente encontradas em fontes animais
· Atletas são os recordistas de uso de suplementos para diversas finalidades, desde a redução da fadiga do exercício intenso à hipertrofia muscular.
Mas é preciso ter em conta que todos eles devem ser rigorosamente prescritos por profissional competente, consoante idade, sexo, condição de saúde da pessoa; de outra forma podem ocasionar danos importantes aos órgãos de quem os toma de forma indiscriminada, especialmente, fígado e rins. Se iniciou a toma de suplementos sem acompanhamento profissional e notou alterações na sua tensão arterial ou do seu ritmo cardíaco, distúrbios gástricos, alteração na cor das fezes ou urina, fadiga, transpiração excessiva, aumento de peso, flatulência, procure imediatamente seu médico.
Os principais tipos de suplementos alimentares disponíveis no mercado são:
·Carboidratos: Malto dextrina, waxy maize, trealose, d-ribose e dextrose
Hipercalóricos: Proteínas Albumina, tarelos protein, creatina, arginina BCAAs, caseína, entre outros
Gorduras polinsaturadas: Ex: Omega 3
Multivitamínicos
Vitamínicos isolados: A,D,E,K....
Complexos de sais minerais
Sais minerais isolados: cálcio, Ferro, Selénio, etc.
Antioxidantes
Probióticos e pré-bióticos
Fibras alimentares solúveis
Hormonas(hormônios) ou esteroides anabolizantes
suplementos para emagrecer: termogénicos, moderadores de apetite, inibidores de absorção de gordura ou de hidratos de carbono,
Comments