Suplementos inibidores de absorção de hidratos de carbono
- Norey Teodózio
- 8 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de mar. de 2021
Estes suplementos agem sobre os amidos, um dos componentes do grupo dos hidratos de carbono. Amidos necessitam ser "quebrados" em carboidratos mais simples para serem absorvidos e isto é feito através de enzimas. Os Suplementos inibem a ação de parte dessas enzimas(entre 50 e 65%) e os alimentos transitam para os intestinos na sua forma original, favorecendo o emagrecimento.

A substância mais utilizada nesses suplementos é a faseolamina, extraída do feijão branco. A preferência também reside no facto de que a esta substância atribui-se a propriedade de reduzir os níveis de açúcar, sendo uteis aos diabéticos não dependentes de insulina. Para surtir seus efeitos deve ser consumida 30 minutos antes das principais refeições com presença de fontes de hidratos de carbono.
Muitas vezes, a faseolina vem associada a Cassiolamina, extraída da planta Cassia Nomame, cultivada no Japão e/ou ao glucomanano, extraído de uma planta nativa da Asia. Estas duas substâncias, ambas fibras alimentares, embora possam também inibir a absorção de carboidratos, têm outras "vocações", sendo a primeira também um inibidor da absorção de gordura e a segunda um moderador do apetite.
O uso da faseolamina é considerado seguro mas pode causar alguns efeitos colaterais desagradáveis como como diarreia, inchaço abdominal, flatulência, cólicas. náuseas e dor de cabeça.
Por que bloquear hidratos de carbono? Porque para a maioria das pessoas eles estão presentes na maioria das fontes alimentares da dieta e representam o maior aporte de energia. Doces, massas, cereais, leguminosas, a maioria dos alimentos industrializados, incluindo o próprio açúcar de adição(o doce) são fontes de carboidratos. Primeiro eles são "quebrados" pelas enzimas e convertidos em glicose que é a unidade absorvível pelas células. Se a quantidade de glicose vai além das necessidades, ela é provisoriamente armazenada no fígado e nos músculos na forma de glicogénio mas não sendo esta reserva requisitada ela é convertida em gordura e armazenada no tecido adiposo e à volta dos órgãos.
Utilizar apenas inibidores de hidratos de carbono por si só não promove emagrecimento. Os resultados são obtidos pela conjugação dos mesmos com uma dieta orientada para o emagrecimento, com o necessário acompanhamento nutricional. Será ainda melhor se associada a uma rotina de exercícios físicos.
Sugiro que veja também:
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê
sua sugestão aqui
Comments