top of page

Suplementos inibidores de absorção de gordura

Atualizado: 3 de mar. de 2021

Esta classe de suplementos reduz drasticamente a absorção das gorduras de fonte alimentar e, por consequência, pode contribuir para o emagrecimento, caso seja utilizado adequadamente. Como se sabe, a gordura é o macronutriente de maior valor calórico, aportando 9 calorias por grama.

ree


Existem pelo menos dois tipos de produtos que inibem a absorção de gorduras:

  1. os que agem inibindo a ação das lipases, enzimas que fazem a digestão das gorduras e que são secretadas pelo pâncreas. Desta forma as gorduras sob ação desses suplementos não são absorvidas, passando para os intestinos na sua forma original.

  2. os que têm na sua composição grande quantidade de fibras alimentares ou substâncias que funcionam co


mo tal, capazes de atrair para si e envolver as moléculas de gordura de ingestão alimentar, tornando a sua digestão mais difícil;

O mecanismo de ação dos suplementos do primeiro tipo faz com que não seja indicado para uso constante porque

  1. ao passarem pelos intestinos, a gordura na sua forma natural arrasta consigo uma série da vitaminas podendo causar deficiência das mesmas no caso de uso prolongado

  2. o excesso de gordura nos intestinos tornam incontrolável o processo de esvaziamento intestinal, causando diarreias gordurosas.

  3. também fazem as bactérias da microbiota produzirem mais gases intestinais, causando flatulência.

  4. estão contraindicados na gravidez, aleitamento(amamentação) e indivíduos portadores de patologias graves do fígado ou das vias biliares.

  5. antes de consumir, leia atentamente a bula para verificar as interações medicamentosas caso esteja a fazer uso de algum fármaco.

No segundo tipo, estão os suplementos feitos a base de chitosano (extraído da casca de alguns moluscos); feno grego, planta também conhecida com alforva, fibra de feijão branco (faseolamina). Esses suplementos não têm um efeito tão grande quando os primeiros mas, por outro lado, apenas apresentam a contraindicação de acelerar o trânsito intestinal e, com isto, reduzir a absorção de alguns micronutrientes importantes. No caso de pessoas que têm obstipação crónica, podem ter, pelas mesmas razões, um efeito benéfico e tornar os funcionamento intestinal mais eficiente. Para as pessoas que têm motilidade intestinal lenta, o excesso de fibras pode causar obstipação.


Não convém considerar o uso de inibidores de absorção de gorduras se o seu IMC não se enquadra nas faixas de obesidade(acima de 29.9). Para a faixa de excesso de peso(IMC entre 24.9 e 29.9) há alternativas menos drásticas que podem ser feitas com um acompanhamento nutricional adequado.


Se já se encontra na faixa de obesidade e pensa que a gordura pode representar uma grande ameaça ao seu peso saudável, ainda assim procure orientação nutricional a fim de incluir este suplemento de forma segura. Para surtirem os efeitos desejados os suplementos inibidores de absorção de gorduras devem ser ingeridos aproximadamente 30 minutos antes das refeições e devem estar associados a uma dieta de emagrecimento orientada por profissional competente para tal.

Para uma informação mais abrangente, sugiro a leitura de Suplementos para emagrecer-visão geral


Esta matéria foi útil para você?

  • Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)

Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui






Comments


©2018 by Nutrição a la carte. Proudly created with Wix.com

bottom of page