Nutrição na terceira idade:Um pouco sobre o envelhecimento
- Norey Teodózio
- 1 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de out. de 2020
O envelhecimento é um processo natural decorrente do declínio da capacidade funcional do organismo. Tanto pode dizer respeito ao conjunto total de células do indivíduo, como também ser compreendida considerando todos os sistemas que compõem o corpo humano.

A verdade é que a célula - a menor unidade de um ser vivo - traz em si a informação sobre o fatalismo do apogeu e declínio de existência igual à do conjunto que formam. Células desenvolvem-se no sentido da plena função e declinam em direção à morte tal como todos os seres vivos incluindo nós. Vou agora fazer uma brincadeira parafraseando alguém que nem conheço: só há um modo de não envelhecer: morrer jovem.
O envelhecimento se dá tanto ao nível anatómico como ao funcional e nem sempre um acompanha o outro no mesmo ritmo. Alguém pode estar aparentemente viçoso e ter várias funções em drástico declínio e vice versa. A velhice ou senescência ocorre em diversas "frentes":
Alterações morfológicas da coluna vertebral subtrai-nos progressivamente a altivez do porte;
nosso crânio muda, dando ao rosto uma conformação diferente de quando éramos jóvens;
nossa pele perde elasticidade e ganhamos rugas e flacidez:
perdemos progressivamente o poder dos sentidos: tato, olfato, visão....
nossos mecanismos de regulação homeostática ficam comprometidos e aos poucos tornamo-nos muito mais vulneráveis às doenças, ao stress, ao trauma:
todos os sistemas decrescem em competência e, aos poucos, a digestão não se faz tão bem, o coração já não tem tanta força, os pulmões dão sinais de debilidade...
Em tempos a humanidade morria tão cedo que nem tinha tempo de envelhecer. Mas o desenvolvimento da ciência e a cobertura dos serviços de saúde, especialmente os serviços primários que trabalham na prevenção, deram-nos mais expectativa de vida, em outras palavras, mais chances de morrermos idosos.
Vamos então considerar que a velhice, ou, para usar uma palavra mais apropriada, a senescência é uma grande conquista da humanidade. E, assim como temos que, conforme os anos avançam, fazer uma série de adaptações em tantas questões para enfrentar estes anos maduros, também a alimentação e nutrição deve acompanhar este processo na perspetiva de nos conferir melhor qualidade de vida.
Ninguém hoje duvida o quanto uma boa nutrição é indispensável na manutenção da saúde em idade senil, seja no controle do peso, da tensão arterial, da saúde cardiovascular , no favorecimento do bom funcionamento do corpo de modo geral, seja na prevenção de doenças degenerativas, metabólicas, do sistema músculo esquelético, entre outras.
Comments