Como substituir a farinha de trigo em preparações doces
- Norey Teodózio
- 29 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de mar. de 2021
A farinha de trigo, pela sua versatilidade é um dos principais ingredientes das preparações doces, especialmente bolos e tartes. Mas ao lado das suas virtudes, têm sido questionados diversos efeitos negativos não tanto do seu uso, mas do abuso do seu consumo. As razões são várias:
esta sociedade privilegiou o uso da farinha de trigo refinada, o que lhe tira diversos componentes de maior riqueza nutricional, transformando-a num alimento de "calorias vazias", ou seja: que provê energia, sem acrescentar outros macronutrientes além dos hidratos de carbono e, especialmente por não aportar micronutrientes. No processo de refinamento são retirados os conteúdos em germe de trigo (ricos em vitaminas A, E e K e o farelo, rico em fibras e, portanto, com propriedades pré-bióticas.
um pouco como consequência da primeira razão, o uso da farinha de trigo refinada confere aos alimentos um sabor apelativo e resulta em produtos de fácil deglutição com pouca mastigação, o que para além de ser prejudicial a digestão, contribui para um consumo excessivo, favorecendo a instalação de quadros de obesidade.
atribui-se à farinha de trigo refinada um efeito pró-inflamatório, estando também associada a alguns tipos de alergia, à perda de massa óssea e ao aumento do colesterol ruim e ao diabetes tipo II.
No sentido de prevenir estes malefícios têm sido feitos nos últimos tempos grandes esforços de criatividade para substituir a farinha de trigo em receitas tradicionais. Isto não é exatamente fácil pois há poucos alimentos com propriedades viscoelásticas equivalentes e é evidente que a substituição resulta num alimento diferente, mas na maioria das vezes em alimentos saborosos e de grande riqueza nutricional.

Muitas pessoas escolhem substitutos para a farinha de trigo por razões associadas à sua condição de saúde. Doentes celíacos por exemplo, substituem-na para evitar o glúten.
São inúmeros os substitutos para utilizados, dependendo do tipo de preparação. Para uma melhor avaliação, coloquei-os dispostos em tabela com os seus teores em macronutrientes
Alimento KCal HC PRT G
farinha de aveia 380 67 13 6,5f
arinha de quinoa 336 68,3 12,1 6,1
Farinha de amêndoa 624 9 20 64
Farinha de chia 509 4 21 40
farinha de quinoa 353 57 14 6
farinha de arroz 350 78,5 7,6 0,7
farinha de milho 353 78,3 5,4 2,1
Uma decisão sobre o melhor substituto para sua preparação depende dos seus objetivos e da dieta que pratica, portanto, não se atenha apenas aos valores calóricos e sim a uma vista geral de todos os macronutrientes para fazer a decisão correta. Por exemplo:
se faz uma dieta de restrição de hidratos de carbono, sua melhor opção seria a farinha de amêndoa: embora o valor calórico seja bastante elevado os teores de proteínas e gorduras dão-se maior compatibilidade.
se faz uma dieta de restrição calórica, seria melhor escolher a farinha de quinoa.
Apresento abaixo uma seleção de receitas doces e salgadas onde a tradicional farinha de trigo foi substituída por uma das farinhas substitutas acima citadas.
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui
Comments