Pequeno almoço japonês
- Norey Teodózio
- 23 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de dez. de 2022
Esta matéria faz parte da série Pequenos almoços não convencionais. Se gosta de inovar na sua alimentação sugiro esta leitura que tem mais 9 sugestões de pequenos almoços, também com receitas. De igual forma, convido-te a ler um pouco sobre a culinária do Japão.
Este país arquipélago é, sem dúvida um dos mais interessantes do mundo, pela sua pujança económica, por ter um dos melhores índices de desenvolvimento humano do planeta, pela riqueza da sua história e de suas tradições, pela sua exuberante natureza e pela sabedoria do seu povo.
Por ser um país insular, os frutos do mar são as fontes de proteína mais apreciadas e ingrediente dos pratos mais conhecidos da saudável culinária japonesa: o sushi e o sashimi. O arroz é a base da alimentação.

Os japoneses são muito cuidados na apresentação dos pratos, na escolha dos ingredientes, das técnicas de coinfecção e dos rituais à mesa. Para compor uma refeição os japoneses seguem a “regra dos cinco”: ingredientes de cinco cores (preto, branco, vermelho amarelo e verde), com cinco diferentes sabores (doce, picante, salgado, ácido e amargo), confecionados por cinco técnicas diferentes (crus, grelhados, a vapor, cozida e frita). O molho de soja é o condimento de eleição.
O pequeno almoço japonês tem uma composição semelhante à do almoço e jantar, ou seja, arroz branco, misoshiru (sopa de missô), legumes em conservas, tofu e peixe grelhado. Uma vez que arroz branco, peixe grelhado e tofu são já nossos velhos conhecidos, apresento abaixo uma receita de misoshiro de
Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola
2 c. de sopa de açúcar
2 c. de sopa de pasta de miso
1 colher de sopa de sementes de gergelim(sésamo) tostadas
1 beringela em cubos
metade de uma abóbora hokaido em cubos
2 litros de água
100gr de tofu
2 colheres de shoyu (opcional)
1 pedaço de gengibre de 1 cm picado
10 g de algas wakame
Preparaçao:
Fritar a cebola no azeite, juntar a água, o açúcar, o gengibre e os legumes e deixar cozer até que fiquem tenros
adicionar o tofu, as algas e deixar cozer por mais 15 minutos,
misturar a pasta de miso e o shoyu dissolvida no próprio caldo quente apenas na hora de servir
usar as sementes de gergelim(sésamo) torrado sobre a sopa já servida no prato.
Esta sopa dá bastante saciedade e é baixa em calorias. Indicada como alternativa de pequeno almoço em qualquer dieta de emagrecimento.
___________________________
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui
Comments