Pequeno almoço jordaniano
- Norey Teodózio
- 23 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de mar. de 2021
Esta matéria faz parte da série Pequenos almoços não convencionais. Se gosta de inovar na sua alimentação sugiro esta leitura que tem mais 9 sugestões de pequenos almoços, também com receitas. De igual forma, convido-te a ler um pouco sobre a culinária jordaniana.
A Jordânia, que tem seu nome em homenagem ao Rio Jordão, é uma terra de quase 10 mil anos de existência que até ser reconhecida como uma nação independente em 1922 foi sucessivamente dominada por assírios, gregos, muçulmanos, entre outros. Talvez esta diversidade de influências tenham determinado, para além da riqueza monumental deste país plantado no deserto de Wadi Rum, a infinidade de sabores presentes na culinária jordaniana.
Arroz, iogurte, queijo cordeiro e grão, frutas frescas e secas, legumes e uma variedade de ervas aromáticas e especiarias são uma marca na culinária da Jordânia. Tal como em todo o Mundo Árabe, fazem parte da oferta gastronómica pratos conhecidos como hummus, babaganoush, kebab, falafel, mansaf, entre outros.

O café da manhã jordaniano varia de acordo com a região, mas geralmente estão presentes o hummus, falafel, o khubez, que é o pão típico, azeitonas, tâmaras, salsichas de cordeiro, queijo, compotas, azeite, uma mesa farta com várias iguarias dispostas em pratinhos e taças.
Para esta matéria escolhi duas receitas muito populares e bastantes saudável: o hummus, uma deliciosa pasta a base de grão(de bico) e babaganoush, um preparado a base de beringelas que pode ser servido com pão ou combinado com outros pratos em qualquer uma das refeições, do pequeno almoço ao jantar. Para ambos há diversas receitas. Eu escolhi as que mais gosto.
Hummus tahine (praparada com pasta de gergelim(sésamo)
Ingredientes:
250 g de grão-de-bico já demolhado ou em conserva de boa qualidade escorrida-Pode também demolhar 125 gr de grão seco por 8 horas e retirar as cascas)
1 colher(sopa) de tahine (encontra em lojas alimentares)
1 dente de alho descascado
1 colher(sopa) de suco de limão
de sal e pimenta-do-reino(pimenta preta)
Sumagre(sumac) q.b.para servir, se aprecia sabores ácidos e picantes
Azeite de oliva extra virgem a gosto para servir
Preparação:
Misture todos os ingredientes num triturador(processador, varinha mágica ou liquidificador) acrescentando água (aos poucos), se necessário para obter a consistência desejada.
Obs: esta pasta é servida tradicionalmente com pão árabe e fica bem. Mas isto faz uma overdose de hidratos de carbono. Recomendo servir com palitos de pepino ou cenoura. Fica muito bem e muito mais equilibrada.
babaganoush
Ingredientes:
2 beringelas
6 dentes de alho
4 colheres (sopa) de tahini (pasta de sementes de sésamo)
5 colheres (sopa) de azeite extra virgem
Sumo de 1 limão
½ colher (chá) de cominhos
Pimenta preta moída na hora q.b.
Sal marinho q.b.
Preparação:
Grelhar as beringelas inteiras e com a casca até murcharem o suficiente pare que se lhe retire a polpa. Pode usar o forno convencional mas consegue o mesmo resultado com 8 minutos no micro ondas.
Depois de mornas, retire o miolo com uma colher.
misturar todos os ingredientes num triturador a sua escolha(liquidificador, processador, varinha mágica). Prove e retifique os temperos conforme seu gosto
Sirva com pão ou bolachas salgadas.
obs:
Esta receita não leva as cascas mas por favor não as desperdice. Ficam bem misturadas na salada se cortadas bem finas.
a pasta de grão conserva-se bem no frigorífico(geladeira) por pelo menos 8 dias se estiver devidamente acondicionada.
___________________________
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui
Comments