Pequeno almoço peruano
- Norey Teodózio
- 23 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de mar. de 2021
Esta matéria faz parte da série Pequenos almoços não convencionais. Se gosta de inovar na sua alimentação sugiro esta leitura que tem mais 9 sugestões de pequenos almoços, também com receitas. De igual forma, convido-te a ler um pouco sobre a culinária do Peru.
A civilização peruana remonta mais de dez mil anos. O império inca emergiu e dominou até os fins da era pré-colombiana e até serem dizimados pela varíola trazida pelos colonizadores através da equipe de Francisco Pizzarro, constituiu uma sociedade que hoje é considerada das mais evoluídas para os padrões da época. Tinha um exército bem organizado, técnicas de cultivo equivalentes ao melhor que existia na europa, escrita própria estruturada(cuneiforme) e tradições culturais e religiosas bem enraizadas.

A culinária peruana é o resultado da fusão entre a herança inca e as influências dos espanhóis, especialmente depois dos fluxos migratórios estabelecidos tanto desde Espanha como também da Itália e outros povos europeus e orientais como China e Japão. Daí resultou uma rica cultura gastronómica que inclui tanto antigos pratos incas a base de milho, tubérculos diversos, tomate, abacate, feijão, fava e amendoim, carne de porco e galinha e frutos do mar nos povos da orla marítima, como adaptados quanto outros adotados através dos novos habitantes tais como as frituras, os laticínios, a carne de boi e de outras aves além da galinha.
A não ser nas regiões serranas onde camponeses saem cedo de casa e necessitam de uma comida mais substanciosa, o pequeno almoço dos peruanos do dia a dia é bastante simples e semelhante ao nosso, ou seja; pão, queijo, fiambre, geleias, além do abacate, um costume antigo. No entanto, aos domingos, existe a tradição da mesa farta com pratos tradicionais, mas o conteúdo depende da região, mas podem incluir iguarias presentes também nas emantas de almoço e jantar, tais como o ceviche (a base de frutos do mar) e o chincharón de chancho(porco), além de batatas, banana frita, legumes diversos, quinoa, frutas, ovos, bacon….
Para esta página, escolho o pequeno almoço com humitas peruanas, que podem ser doces e salgadas e levam ingredientes fáceis de encontrar, embora o modo de coinfecção exija alguma habilidade e tempo. Para quem é brasileiro, vai encontrar familiaridade com a nossa conhecida pamonha.
Humanitas peruanas doces
Ingredientes
6 espigas de milho
3 colheres(sopa) de margarina.
1 copo de leite
½ copo de açúcar
1 pitada de canela.
½ copo de passas de uva
Manjar branco para rechear
Preparação
Descascar e misturar o milho com o leite. Em uma panela, derreta a margarina e acrescente o milho, o açúcar, a canela e as passas. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre. Retire do fogo quando a mistura ganhar brilho e deixe esfriar.
Em uma fôrma de milho(*), coloque uma colher de sopa de massa, coloque o manjar branco no centro e cubra com mais massa. Feche a forma, e coza numa panela por 20 minutos.
Humitas peruanas salgadas
Ingredientes:
3 copos de milho em grãos
2 colheres(sopa) de manteiga
2 copos de queijo ralado.
1 colher(chá) de sal
1 colher(chá) de fermento em pó
2 ovos.
9 folhas de milho parra envolver(**)
Modo de fazer
Moa e peneire o milho(***). Derreta a manteiga em uma tigela sobre o fogo. Aí coloque o milho e o queijo ralado. Misture bem o preparo com uma colher de pau, acrescente o sal e o fermento; adicione os ovos e verifique o tempero de sal. Bata bem para que a massa fique homogênea.
Lave as folhas de milho(****), seque-as e coloque uma colher de sopa do preparado no centro da folha. Feche o humita dobrando as folhas de milho para o centro e para baixo. Leve ao fogo em vapor durante 45 minutos
Servir acompanhado de salada de beringela assada, pimentos assados cebola e abacate fatiado.
---------------------------------------
(*) forma de milho: não é comum entre nós: use uma forma pequena fechada, destas que se usa para cozer o sushi
(**)folhas de milho para envolver: só é possível se comprar o milho in natura.
(***)para quem não está habituado, o milho não é seco!!! São os verdes; se não encontrar “in natura” use o milho doce em lata.
(****) se você é citadino é provável que não as encontre. Pode cozer em saquinhos de pano ou numa forma fechada de forma cilíndrica, semelhante às do sushi.
___________________________
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui
Comentarios