Pequeno almoço tailandês
- Norey Teodózio
- 23 de fev. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de mar. de 2021
Esta matéria faz parte da série Pequenos almoços não convencionais. Se gosta de inovar na sua alimentação sugiro esta leitura que tem mais 9 sugestões de pequenos almoços, também com receitas. De igual forma, convido-te a ler um pouco sobre a culinária tailandesa.
Visitei a Tailândia pela primeira vez há 25 anos e uma das coisas que mais me impressionou para além da beleza da arquitetura e dos monumentos e das belas praias foi o requinte e a diversidade da culinária tanto no conteúdo como na apresentação. Os tailandeses têm uma incrível habilidade de transformar, com sua variedade de ervas aromáticas e temperos exóticos uma comida simples como uma salada ou uma carne guisada numa verdadeira obra de arte, um deleite para o paladar. O arroz branco (sem temperos) combina com todos os pratos bem condimentados e sobretudo muito picantes.

Carne de vaca, de porco, peixe e outros frutos do mar, frango, pato, ovos, tofu, verduras das mais variadas, incluindo as mais inusitadas como por exemplo mamão verde são ingredientes comuns na culinária tailandesa.
Seguindo o costume asiático, o pequeno almoço dos tailandeses assemelha-se em conteúdo ao almoço ou jantar. Está presente o arroz, o porco agridoce, peixe e verduras, completo em textura e sabores. Come-se em casa, nos restaurantes e, sobretudo na rua.
Os tailandeses fazem escolhas entre a diversidade de pratos (salgados e doces) para compor o seu pequeno almoço. Os mais populares devem ser procurados pelos nomes de Khao tom: A base é o arroz cozido até desmanchar ou farinha de aveia cozida ao qual se adiciona ovo escalfado ou qualquer tipo de carne ou frutos do mar e, a seguir, condimentos a escolha; Khao Neow Moo Ping são espetos de carne de porco servidos com arroz em papa (unidos venceremos) embalados em plástico e folha de bananeira; Gai yang semelhante ao anterior, mas o mesmo arroz é combinado com frango grelhado.
Para esta mattéria escolhi o Khao tom com porco agridoce.O mingau ou papa de arroz não tem grandes segredos até porque é feito sem temperos e você tem apenas que escolher a textura que mais lhe agrada (papa ou mingau). A receita abaixo foi adaptada de https://hashitag.com.br/porco-agridoce-a-moda-tailandesa/.
Ingredientes
350 g de carne de porco (ex.: copa lombo) 2 colheres de sopa de óleo de soja
4 dentes: de alho em lâminas
1 cebola roxa pequena fatiada
1 colher de sopa: de gengibre picado
1 colher de sopa: de talo de coentro picado 2 colheres de sopa de molho de peixe
1 colher de sopa: de açúcar mascavo
½ pimentão(pimento) vermelho picado·
½ pepino japonês sem sementes fatiado
8 tomates cerejas cortados ao meio
½ xícara: de abacaxi(ananás) em pedaços
½ xícara: de cogumelos shiitake fresco em lâminas
2 cebolinhas em pedaços pequenos
Suco de ½ limão Taiti
Pimenta do reino(pimenta preta moída na hora a gosto
Folhas de coentro fresco para guarnecer
Modo de fazer:
Aqueça o óleo num tacho fundo, adicione o alho, o gengibre e os talos de coentro e frite por 30 segundos; junte a carne de porco e cozinhe de 4 a 5 minutos; adicione a cebola e mexa bem. Tempere com o molho de peixe, o açúcar e a pimenta do reino. Cozinhe por mais 4 a 5 minutos; acrescente os cogumelos, o pimentão, o pepino e as cebolinhas. Salteie por mais 3 a 4 minutos; junte o suco de limão e desligue o fogo.
Transfira para uma vasilha de servir e guarneça com a cebolinha
Para montar o prato disponha primeiro a papa de arroz branco. Sobre ele disponha o porco agridoce e guarneça com tomates fatiados e cebola e raminhos de coentros.
___________________________
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui
Comments