Abóbora
- Norey Teodózio
- 24 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de mar. de 2021
A abóbora é um legume típico do outono. Em Portugal a colheita se faz de julho a setembro mas é comercializada até fevereiro. No Brasil a safra é entre maio e setembro. É cultivada em inúmeras variedades como cabotiá, hokkaido, manteiga, musquée de provence, bolota, halloween, entre outras. É um vegetal muito versátil e de fácil conservação. Nem todas as variedades podem ser cultivadas em climas frios pois não resistem em temperaturas abaixo dos 10 graus centígrados.

A abóbora cozida apresenta os teores de macronutrientes (em 100 gr) abaixo. Trata-se de um alimento que dá saciedade e que, no entanto, apresenta um valor calórico relativamente baixo. Ideal para se enquadrar em dietas de restrição calórica para substituir com vantagens os habituais provedores de hidratos de carbono(cereais, leguminosas e tubérculos.
Valor calórico Carboidratos Proteína Gordura 54 kcal 13,8 g 0,7 g 0,3 g
As sementes da abóbora apresentam valores de macronutrientes distintos das outras partes, tendo, por cada 100 gr, aproximadamente 33 g de proteína, o que equivale às melhores fontes deste macronutriente.
A abóbora apresenta o seguinte perfil de micro nutrientes dos quais apenas foram considerados os que representam pelo menos 10% da Dose Diária Recomendada(DDR); o óleo das sementes é utilizado no combate aos vermes intestinais.
Micronutriente DDR Teores
Vitamina B5(Ácido Pantotenico) 5 mg/dia 0,9 mg
Vitamina B6 1.3 mg/dia 0,2 mg
Vitamina C 45mg/dia 10,1 mg
Vitamina E 10mg/dia 0,4 mg
Potassio 3510mg/dia 806,3 mg
Cobre
900mcg/dia 200 mcg
Magnésio 260mg/dia 35,6 mg
Manganês 2.3mg/dia 0,4 mg
Também no caso dos micronutrientes as sementes da abóbora superam as outras partes em valor nutricional, podendo atingir com uma porção de apenas 30 gr aproximados 50% da DDR de fósforo e magnésio e um quarto da DDR de zinco. Tem, ainda, 6 % de fibra alimentar, o que é bastante se comparado a outros alimentos. Tem reconhecidas propriedades funcionais como
Para saber os benefícios dos micronutrientes contidos na abóbora sugiro consultar:
para vitaminas: clique AQUI
para sais minerais: clique AQUI
A abóbora tem a vantagem de ser quase totalmente aproveitável: as cascas são muito nutritivas e podem ser assadas e servirem de acompanhamento ou entrarem na composição das sopas e purês, aumentando sua consistência e acrescentando nutrientes, especialmente fibras alimentares; as sementes torradas ao forno podem servir de petisco e, se trituradas e condimentadas são um excelente aditivo para saladas; a polpa, que é a parte mais tradicionalmente utilizada, tem uma grande variedade de aplicações em preparações doces e salgadas.
Existem inúmeras receitas com abóbora: sopas, pães, bolos, quiches são algumas das utilizações mais frequentes deste legume. Apresento abaixo as minhas prediletas:
Acompanhamentos e pratos principais com abóbora:
Sobremesas e lanches com abóbora:
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui
Comments