top of page

Frutas, verduras e outros alimentos de outono

Atualizado: 2 de mar. de 2021

Comer alimentos da própria estação é saudável, sustentável e as frutas e verduras são alimentos indispensáveis na nossa ementa diária pois são fontes privilegiadas de vitaminas, sais minerais, fibras e antioxidantes. Há muitas vantagens em comer alimentos da estação a começar com o fato de estarem sempre mais saborosos; também requerem menos recursos de conservação: a disponibilidade que temos nos supermercados de alimentos em todo o ano é feita a custa de recursos de conservação que são prejudiciais à saúde e ao ambiente; são também mais baratas e, de preferência deve comprá-las em fornecedores locais pois este é um gesto de solidariedade que vai repercutir em todo o meio onde vive e esta cadeia trará sempre benefícios a nós próprios pois fomenta a economia local. As feiras são um hábito ancestral e preservar a cultura é obrigação de todos; são também uma oportunidade de convívio com pessoas de fora do seu dia a dia, o que é bastante enriquecedor.

ree

O outono oferece variedades dependentes da localização geográfica e dos hábitos de cultivo e condições de solo.



  • No hemisfério norte, entre setembro e dezembro as frutas de estação mais apreciadas são os diospiros(caquis), marmelos, romãs, maçã raineta, uvas, as verduras mais comuns do outono são: abóbora, couves, agrião, batata, batata doce, rúcula e grelos As castanhas e nozes e azeitonas são também alimentos típicos do outono tal como os cogumelos, fungos comestíveis de grande riqueza nutricional.

  • No hemisfério sul, entre março e junho, as frutas típicas são abacates, banana-maçã, coco, goiaba, pinha, maracujá, melão, tangerina, romã, uva e diospiros(caqui), jaca, kiwi, carambola, laranja lima, mexerica. Abóbora, abobrinha, batata-doce, beringela, cará, cenoura, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, milhã-verde, palmito, beterraba, cará, cenoura, chuchu, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo e rabanete são os legumes e hortaliças mais populares.

As frutas devem ser comidas preferencialmente frescas para que se aproveite a totalidade de suas vitaminas, pois algumas delas se perdem com o calor necessário à maioria das preparações culinárias. Tanto quanto possível esta regra deve valer para as hortaliças que devem ser consumidas na forma de saladas. Os minerais preservam-se nas temperaturas utilizadas. Sobremesas a base de frutas dão variabilidade e muitas vezes a cozedura das frutas é necessária em algumas condições de saúde que debilitam o sistema imunitário. Sopas são uma opção interessante para comer verduras e legumes pois para além do seu valor nutricional podem contribuir para modular o apetite dos mais gulosos e fornecer água para quem não a consome na sua forma natural na quantidade necessária.


Dê sempre preferência às preparações que apenas condimentam as frutas, sem acrescentar farinhas e açúcar adicionado que reduzem o conteúdo de fruta por peso e acabam por elevar o valor calórico da sobremesa. Frutas já tem uma quantidade de açúcar considerável e tem toda vantagem em treinar o seu paladar para apreciar este doce natural. Condimentos como cravo e canela dão um sabor especial às frutas assada s ou cozidas sem lhes tirar o sabor característico.

Para preparações d e sobremesas a base de frutas sugiro:

Legumes oferecem uma enorme variedade de preparações saudáveis. Sugiro:

Outras receitas de outono:



Esta matéria foi útil para você?

  • Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)

Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui



Comments


©2018 by Nutrição a la carte. Proudly created with Wix.com

bottom of page