O que é biodisponibilidade
- Norey Teodózio
- 4 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de mar. de 2021
Biodisponibilidade é um conceito que traduz a fração do alimento absorvível pelo organismo e apta portanto a cumprir suas funções. É diferente de teor: dois alimentos podem ter o mesmo teor de um determinado nutriente e biodisponibilidades diferentes do mesmo.

São diversos os fatores que influenciam negativa ou positivamente na biodisponibilidade de um nutriente, alguns intrínsecos ao alimento, outros relacionados com a interação com outras estruturas bioquímicas e, ainda, com a própria condição do indivíduo. Os principais são:
a forma química: Exemplo: o ferro heme , presente na carne e peixe é mais bio disponível que o ferro não heme, encontrado em fontes vegetais
associação alimento com alimento: As associações podem favorecer ou desfavorecer. Exemplo: a vitamina C, presente em diversos alimento, especialmente frutas, aumentam a absorção do ferro de outras fontes alimentares; o açúcar prejudica a biodisponibilidade do cálcio.
associação alimento com medicamento: fármacos que reduzem o apetite ou aumentam a motilidade intestinal afetam a absorção de alimentos de modo geral. Podem afetar a absorção de determinado nutriente se ambos estiverem presentes na mesmo local do trato digestivo ou se agem sobre uma mesma função fisiológica; Por outro lado, produtos lácteos, pelo seu alto teor de cálcio, desfavorecem a absorção do ferro.
a mastigação afeta muito a absorção do alimento. mastigação deficiente, pouca absorção;
o processo de preparação dos alimentos afeta a biodisponibilidade de nutrientes que, nos mesmos alimentos têm diferentes biodisponibilidades conforme são consumidos crus ou cozidos.
a eficiência enzimática do indivíduo, no caso dos macronutrientes, pode determinar maior ou menor absorção dos nutrientes. Lembrar que parte da digestão é mecânica(movimentos peristálticos) e parte é química(digestão por enzimas)
Condição de saúde também influencia a absorção em maior ou menor grau. Uma situação grave, por exemplo, é o caso da doença celíaco na qual os anticoros produzidos ao estímulo do glutem, danifica o revestimento dos intestinos, achatando as vilosidades intestinais reduzindo a área de absorção.
Idade também influencia a capacidade de absorção na medida em que os intestinos também envelhecem e a produção de enzimas também decresce.
Esta matéria foi útil para você?
Se foi, faça-me a gentileza de expressar com um clique no coração vermelho(canto inferior direito)
Se quer ajudar a melhorar os conteúdos dê sua sugestão aqui
Comentarios